sexta-feira, 28 de agosto de 2009

NINO, O MENINO DO MORRO (Ricardo Brandes)



Nino, o menino do morro (Literatura Infantil)
Projeto de Ricardo Brandes, com Ilustrações de Alex Guenter
Aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura 2009
Previsão de lançamento: Dezembro de 2009

_________________________________________

"A história de um menino, sem pai, mãe e agora também sem lar é algo de comover a qualquer coração. Enfrentando a dura realidade do mundo atual, Nino sonha com coisas simples como uma família, porém, sem valor estimado. Através das tradicionais quadras poéticas, Ricardo Brandes rimou com excelência a vida de quem mora em locais de risco, neste caso, o Morro da Saudade. Conseguiu poetizar uma história escrita muito antes da tragédia de novembro ocorrida em Santa Catarina. Mais do que nunca, está na hora de deixar registrada esta belíssima obra, que encantará adultos e crianças pela forma simples e conteúdo tão profundo."

Fabiana Lange

_________________________________________

"O poeta, autor desta obra, presenteia o público com uma produção assaz oportuna, justo nestes tempos em que Blumenau torna como que ao marco zero depois de enfrentar o dilúvio de Novembro de 2008. Aquela tragédia climática, que ignorou tamanhas resistências, foi contemplada e trabalhada pelo poeta com profunda sensibilidade e premonição, como se tivesse vaticinado o desenrolar das tormentas; por isso, o elevado e nobre estado de ânimo está presente e também subjazente nas belas linhas em que enaltece os melhores sentimentos, despertando as mais incríveis energias no leitor que pugna por vencer perdas e lembranças daquelas horas agras. Sem dúvida, os versos conotam o que os mais românticos chamam de “sonhos de ouro” – tal a pureza e elevação dos princípios e desígnios que inspiram a sua lavra. Apesar de ainda jovem, diria, nos albores de sua juventude, esta é mais uma de suas destacadas composições literárias ao lado de tantas outras que já publicou, também de ímpar qualidade. Continuando nesta senda, certamente, o futuro lhe será promissor e dará oportunidade para o público ser prestigiado com obras de belo vulto."

Ângela Maria Leven

2 comentários:

OKTOBERBLOG disse...

Fundação Cultural divulga aprovados do Fundo Municipal de Apoio à Cultura

A Fundação Cultural de Blumenau torna público para conhecimento dos interessados, nos termos do Edital nº 002/2009, que o Conselho Municipal de Cultura, em reunião ordinária realizada no último dia 19, aprovou 41 projetos culturais para receberem recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura do Município. No total são R$ 300 mil divididos nas 11 áreas existentes. E esta é a quarta vez que é lançado um edital de incentivo à cultura no Município.

Área de Literatura:
- Projeto Nino, O Menino do Morro, autoria de Ricardo Brandes

Anônimo disse...

Arte trágica - Jornal de Santa Catarina (21/02/2009)

A enchente e os desmoronamentos de novembro em Blumenau viraram uma espécie de Guernica para os artistas locais. Assim como Pablo Picasso pintou, em 1937, o painel baseado em notícias sobre o bombardeio e o sofrimento na cidade espanhola, nos últimos três meses artistas blumenauenses retrataram a tragédia e o cenário que lembrava uma guerra em suas obras de arte.

Ricardo Brandes é um dos colaboradores da seção, com poesias sobre a chuva. Mas não foi só na rima que traduziu o que se passou aqui. Há dois anos, Brandes trabalha em cima do livro Nino, Menino do Morro. A história do garoto que mora em uma casa que sofreu com deslizamento de terra e perdeu os pais, após a chuva de novembro, se torna ainda mais real.

– Vou ambientar um pouco da história nesse período de Blumenau – conta o autor.

Reportagem de WANIA BITTENCOURT
www.santa.com.br