quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

FATOS CURIOSOS: DIA DO OBRIGADO


Fonte: Voz da Rússia

Recentemente, ou seja, no dia 11 do corrente, foi comemorado o dia mais "cortês" do ano. Porque foi o Dia Internacional do Obrigado.

Segundo comunicou o "Calendário de Festas", a maioria das pessoas tem uma perfeita consciência acerca da grande importância das boas maneiras, assim como sua necessidade na vida cotidiana, porém expressa seu agradecimento quase sempre ao de leve, não se preocupando com o sentido dessas palavras. Entretanto, as palavras de agradecimento possuem umas propriedades mágicas, pois é através delas que as pessoas trocam suas alegrias e atenções e expressam emoções positivas umas a outras, ou seja, coisas sem as quais nossa vida teria sido muito frugal e tenebrosa. Não por acaso que muitos prospetos e guias turísticos indicam que a palavra "obrigado" pronunciada com o sotaque caraterístico do país visitado pelo viajante faz aumentar a rapidez e a qualidade dos serviços e ajuda a organizar um descanso tranquilo e agradável. Os psicólogos crêem que as palavras de agradecimento são algo como uma "carícias verbais" capazes de acalmar e aquecer com seu calor. O principal é que tais palavras sejam pronunciadas de todo coração.

Assim ou assado, vamos pronunciar essa palavra mágina com mais frequência e dela não esquecer não somente no Dia Mundial do Obrigado!

Leia mais fatos curiosos em:
Curiosidades - Voz da Rússia

3 comentários:

Wikipedia disse...

A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguem que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo.

Pesquisa psicológica demonstrou que indivíduos são mais propensos a experimentar a gratidão quando recebem um favor que é percebido ser (1) estimado pelo recipiente, (2) valioso ao benfeitor, (3) dado pelo benfeitor com intenções benevolentes, e (4) dado gratuitamente (e.g,. Barra-Tal, Barra-Zohar, Greenberg, & Hermon, 1977; Graham, 1988; Alameda & Anderson, 1976; Tesser, Gatewood, & Motorista, 1968).

Pesquisas também sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional subjetivo (Emmons & McCullough, 2003). Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada (McCullough, Tsang & Emmons, 2004).

Origem: Wikipédia

Adalberto Day disse...

Ricardo
Excelente trabalho
Dizer um obrigado a alguém não custa nada e faz um bem danado. Conto aqui para reforçar: no final dos anos 80, trabalhava na área de Recursos Humanos da Artex, e em um sábado a tarde houve um incêndio que poderia ser de grandes proporções, se não fosse a a tuação de voluntários e empregados. Várias pessoas da comunidade foram atuar inclusive eu que não era bombeiro. Sanado os problemas, a vida voltou ao normal na segunda feira. Cobrei da diretoria através do meu gerente, que cada pesoa que ajudou, principalmente os que não eram empregados, deveriam receber uma carta de agardecimentos. A resposta foi: "você não fez nada mais que sua obrigação" então perguntei, pois é eu estava aqui para ajudar e vocês estavam onde?...mas nem é por mim que estou falando mas sim pelos outros...e um agradecimento, um obrigado é de graça...e faz um bem danado para quem recebe.
Obrigado pela bela postagem
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

Anônimo disse...

bom comeco