domingo, 28 de fevereiro de 2010

Morre aos 95 o bibliófilo José Mindlin



Faleceu na manhã deste domingo, em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein. A morte foi causada por falência múltipla de órgãos.


Veja imagens do bibliófilo José Mindlin

Em 2006, Mindlin entrou para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 29, antes pertencente ao historiador e escritor Josué Montello. José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A, empresa pioneira em pesquisa e desenvolvimento tecnológico próprio no seu campo de atuação. Em sua atividade empresarial desenvolveu grande esforço em prol do avanço tecnológico brasileiro e no processo de exportação de produtos manufaturados brasileiros.

Mindlin foi dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que começou a formar aos 13 anos e, no ano passado, doou cerca de 45 mil volumes, entre coleções e folhetos, para a Brasiliana USP, no campus da universidade, em São Paulo.

Eder Medeiros/Folha Imagem
José Mindlin em foto de 2008;
Fonte: Folha Online

Um comentário:

OKTOBERBLOG disse...

José Mindlin - Acervo Eletrônico

Um projeto da USP digitaliza e disponibiliza gratuitamente na web os títulos de José Mindlin. Assim, qualquer pessoa pode ler ou mesmo baixar boa parte de seu valioso acervo, que inclui obras raras e históricas, como as primeiras edições dos livros de Machado de Assis.

Site: www.brasiliana.usp.br

TESTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...