sexta-feira, 23 de abril de 2010

23 DE ABRIL - DIA DO LIVRO


Foto: Rede Globo / Divulgação

Hoje, 23 de abril, é Dia do Livro. Na televisão, alguns personagens seguem a carreira literária ou simplesmente são aficionados pela literatura. Vamos relembrar algumas dessas figuras que viviam no mundo das letras:

Professor Edmundo - O Cravo e a Rosa (2000):

O Cravo e a Rosa girava em torno da história de amor e ódio entre Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves). Enquanto o casal protagonista vivia entre tapas e beijos, a doce Bianca (Leandra Leal), irmã mais nova de Catarina, caía de amores pelo professor Edmundo (Ângelo Antônio), que encantava a moça ao ler belas poesias.

Leia aqui a matéria completa

Um comentário:

Anônimo disse...

23 de Abril: Dia Internacional do Livro

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.

A data começou a ser celebrada em 7de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.