sexta-feira, 23 de julho de 2010

Festitália Blumenau



17ª Festitália comemora sucesso de público

Udolino Campestrini, presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau, entidade organizadora da Festitália, calcula que até o fechamento da 17ª Festitália, no domingo (25) o número de visitantes deverá superar as expectativas.

Entre os motivos, Campestrini destaca a maior área para acolher os visitantes, as opções gastronômicas variadas e as atrações musicais. “Procuramos fazer tudo para que os visitantes tenham uma experiência única visitando a Festitália”, destaca o presidente.

Além de conhecidas bandas da região de Blumenau, duas tradicionais bandas italianas de São Paulo devem abrilhantam o evento. O ponto alto da festa está marcado para o sábado (24) quando se apresenta o cantor italiano Luciano Bruno, um dos maiores ícones da música romântica italiana.

Fonte: www.festitalia.com.br

Um comentário:

OKTOBERBLOG disse...

Histórico - Festitália

A história da maior festa italiana de Santa Catarina

A Festitalia surgiu em 1994, fruto do ideal dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau em resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. Desde sua primeira edição consagrou-se como a maior festa italiana de Santa Catarina. Mesmo Blumenau sendo famosa pela cultura alemã, cerca de 50% de sua população é de origem italiana.

Desde a primeira edição a Festitália acontece na Vila Germânica (antiga PROEB). No primeiro ano a maior atração foi a Orquestra Zaccharo de São Paulo e os conjuntos regionais, com prestígio e incentivo.

Na segunda edição, buscou-se melhorias e foram oferecidos ao público expoentes da música italiana. E a partir da terceira edição a Festitália se consolidou como uma festa de família e de encontro de amigos.

Nas edições mais recentes os organizadores buscaram oferecer espaços mais amplos ao público, além de consolidar a Festitália como um evento gastronômico, trazendo pratos típicos e vinhos de excelente procedência.

Com este resgate da cultura e dos costumes do povo italiano, surgiram novos grupos na região, como Lamar Italian Show, Giro in Itália, Vecchio Scarpone, Deco e Mônica, entre outros. E também grupos folclóricos como o Belli Balli.

Nos moldes atuais, a Festitália é um festival gastronômico e cultural no qual as maiores atrações são os pratos típicos e as apresentações de grupos folclóricos, cantores e conjuntos musicais.

Fonte: www.festitalia.com.br