quarta-feira, 14 de julho de 2010

Oktoberfest Blumenau - Grupos folclóricos


Foto: Oktoberfest Blumenau / Divulgação

Grupos folclóricos encantam a Oktoberfest de Blumenau

Durante a Oktoberfest – que neste ano ocorre de 07 a 24 de outubro – uma das atrações mais aplaudidas pelos blumenauenses, visitantes e turistas, são as apresentações dos Grupos Folclóricos. Com seus trajes típicos bem elaborados e caracterizados, as danças germânicas são uma atração à parte durante a festa de outubro, encantando todos os desfiles oficiais e todas as noites da “Oktober” nas trocas de bandas.

Somente em Blumenau existem 16 Grupos Folclóricos, 14 deles fazem parte da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG), que foi criada em 1993 com a finalidade de promover a integração entre os grupos da região. Atualmente possui um papel fundamental no aspecto folclórico, atuando de forma unificada nos eventos da cidade.

Entretanto, o folclore e a cultura germânica se mantêm presentes em Blumenau desde sua colonização. No mesmo ano da primeira Oktoberfest, 1984, surge oficialmente, o primeiro Grupo Folclórico da cidade. O Blumenauer Volkstanzgruppe, que foi fundado pelo Embaixador da Oktober – e então presidente do Centro Cultural 25 de Julho – Sr. Harold Letzow, carrega ainda mais um título, é o único grupo que esteve presente em todas as edições da festa de outubro.

Mais de 500 pessoas participam ativamente dos grupos folclóricos, levando a dança e a cultura alemã não somente para os blumenauenses e catarinenses. Muitos dos grupos já se apresentaram em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e outros estados. Para participar de algum dos Grupos Folclóricos da cidade ou obter mais informações, basta entrar em contato com a AFG através do www.afgtanz.org.br.

Fonte: www.oktoberfestblumenau.com.br

Nenhum comentário: