segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Oktoberfest Blumenau: Quarto desfile

Fotos: Ricardo Brandes
Assista os vídeos do Oktoberblog em nosso canal do Youtube!

Desfile reúne mais de 30 mil pessoas na rua XV de Novembro

Foi um domingo para ficar na história dos blumenauenses. Mais de 30 mil pessoas, a maioria famílias, marcaram presença na rua XV de Novembro para assistir ao desfile oficial da 27ª Oktoberfest.

Realizado com o intuito de prestigiar os trabalhadores da região, que em geral tinham dificuldades de participar nos horários da tarde e da noite, o primeiro desfile realizado totalmente durante o dia foi sucesso de público.

Antes das 10h, horário marcado para iniciar as apresentações, uma Pirâmide Humana, realizada pelo Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, encantou os espectadores, dando um show de prática e equilíbrio.

A seguir, foi a vez das mais de 100 atrações, entre bandas típicas, grupos folclóricos e brinquedos desenvolvidos especialmente para a festa, levarem alegria e tradição à platéia. A festa só terminou depois das 11h, quando o último carro, conhecido como Jardim das Flores, se despediu do público.

A Oktoberfest Blumenau é realizada pela Prefeitura, por meio do Parque Vila Germânica, com o apoio da Santa Catarina Turismo (Santur), Ministério do Turismo e Blumenau Convention & Visitors Bureau.

Próximos desfiles

20/10 - quarta-feira: 19h30min
23/10 - sábado: 16h

Fonte: Lilian Ribeiro, presidente Comissão de Desfiles
Assessora de Comunicação: Julia Voigt

Um comentário:

Anônimo disse...

Jornal de Santa Catarina
18/10/2010 | N° 12073

Festa de equilibristas
Pirâmide Humana foi a novidade na Rua XV ontem, mas nem todos puderam vê-la A alegria da Oktoberfest novamente tomou conta da Rua XV de Novembro ontem de manhã. Centenas de adultos, crianças e idosos se espremeram nas calçadas em busca do melhor lugar para conferir o quarto desfile, o único no período da manhã. A grande atração foi a Pirâmide Humana, formada por homens do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB). Porém, muita gente não conseguiu ver a formação completa e saiu reclamando. Quem viu, não economizou elogios.

A pirâmide é formada por homens em cima de uma moto com estrutura especial para recebê-los. No início, são apenas alguns, os demais vão pulando, com a moto em movimento, para formá-la. Para o equilíbrio, porém, a motocicleta precisa estar em velocidade alta, o que dificultou a visualização.

– Esperava mais. Passou muito rápido e ainda estava sendo montada. Até achei que eles viriam novamente, passariam pela rua com a pirâmide completa, mas não. Vim especialmente para ver isso. Fiquei frustrada – disse Daniela Sedrez, que estava no início da rua.

– Se soubesse que seria assim, teria ido mais para a frente. Achei que faltou explicarem melhor – afirmou Bernadete Audibert.

Grupo foi criado em 1969

Quem conseguiu ver a pirâmide, aprovou.

– Foi um espetáculo! Achei rápido, mas sei que é por causa do equilíbrio – opinou Marlene Nascimento.

– Aprovei. Fiquei aqui na escadaria da Catedral e pude ver pelo menos uma parte. Foi uma atração bem diferente para o tradicional desfile – observou o indaialense Valdemar de Oliveira.

A pirâmide humana foi criada em 1969, pelo tenente Homero Arantes Júnior. Começou com oito pessoas. Depois, em 1972, eram 17. Na década de 1990, o grupo entrou para o livro dos recordes ao alcançar a marca de 47 homens sobre a moto. Em Blumenau, desfilaram 26 devido à altura dos postes de iluminação e à largura da rua. A vinda do grupo é uma retribuição à homenagem da Câmara de Vereadores de Blumenau aos 50 anos do batalhão.

DESFILES NA RUA XV
- Quarta-feira: 19h30min
- Sábado: 16h