segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Festa Pomerana - Culto em alemão



Solidariedade marca culto em alemão na Festa Pomerana

Você pode até não falar Plattdeutsch, um dialeto em alemão comumente falado em Pomerode. Mas, é impossível ficar insensível com a fé e a emoção dos fieis que lotaram o Pavilhão Cultural na Festa Pomerana. Mais de 200 pessoas participaram da culto que, além de manter a tradição dos imigrantes, arrecadou R$ 873,50 que serão destinados às vítimas das enchentes do Rio de Janeiro.

O pastor Aldo Beskow conta que ações como essa são comuns nas comunidades da cidade. Ele ainda destaca a emoção de presidir a cerimônia, já que é um descendente germânico. “O Platt é minha língua materna. Só falamos o dialeto em casa. Sinto-me dentro do meu elemento em fazer esse culto”, diz emocionado. A turista Ivone Gerardico, 47 anos, que reside em Vitória (ES), conta que ficou emocionada ao presenciar pela primeira vez o evento. “É tudo muito bonito. Não falo o Platt, mas entendo perfeitamente. Estou muito emocionada mesmo”. Quem mora em Pomerode também não perde a oportunidade de estar nesse culto. Elfi Krueger, 57, conta que participa desde o primeiro. “Há oito anos venho para esta cerimônia na Festa Pomerana. É emocionante porque é a língua dos meus pais, dos meus avós”, comenta.

Para o prefeito de Pomerode, Paulo Maurício Pizzolatti, essa ação é mais uma forma de manter o Platt vivo. “Temos a escola bilíngue que ensina alemão e português para as crianças. Com a Festa Pomerana podemos, ao mesmo tempo, divulgar o nosso trabalho e preservar a língua na comunidade”, destaca. Para mais informações sobre a festa, acesse www.festapomerana.com.br.

Nenhum comentário: