segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Esporte e diversão na Oktoberfest

Foto: Marcelo Martins

Tiro ao alvo, bocha e bolão de corda são algumas das atividades que os visitantes da 28ª Oktoberfest podem aproveitar no Pavilhão 1 da Vila Germânica com a Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. Mantida por 36 clubes, o espaço da associação na festa é uma amostra das práticas esportivas e recreativas promovidas por esses centros culturais em suas comunidades.

"Não é preciso ser profissional", garante o coordenador de esportes da Associação dos Clubes, Jecenir Baehr, ao falar sobre o tiro ao alvo. Uma mistura de pontaria com o pouco de sorte é suficiente. A idade também não é problema. Até mesmo crianças, de preferência acompanhadas por um responsável, conseguem brincar. Para iniciar, os adultos podem contar com a ajuda de um assistente.

Na opinião do casal de paulistas Francisco e Maria José Ribeiro, a modalidade é diversão na certa. Proveniente de Mogi das Cruzes, Francisco e Maria acompanharam o drama da enchente de 1984, uma das maiores da história de Blumenau, e desde então decidiram marcar presença no maior número possível de edições da festa. "Fazemos questão de prestigiar", destacou Maria.

Caráter cultural

Tradição em Blumenau, os Clubes de Caça e Tiro remetem à história dos primeiros colonizadores do município que, ao chegar em terra estrangeira, recorreram à caça como meio de subsistência. As armas também eram usadas para proteção de suas propriedades e famílias. Com o tempo, o tiro se tornou uma prática esportiva. Os clubes também assumiram um caráter cultural importante, promovendo e resgatando as tradições dos primeiros habitantes da Colônia.

Nos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau são realizadas periodicamente festividades como a Festa do Colono, do Rei e da Rainha do Tiro, além de competições como a Olimpíada entre os clubes. Entre as modalidades praticadas estão tiro, bocha, bolão, canastra, futebol, voleibol, basquete, dominó e danças folclóricas.

Os interessados em conhecer e participar das atividades na Oktoberfest podem encontrar o espaço nos fundos do Pavilhão 1 de segunda a sábado, a partir das 18h, e domingos e feriado a partir das 15h.

Fonte: www.oktoberfestblumenau.com.br

Nenhum comentário: