segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Volta ao passado na Oktoberfest



Oktoberfest: Uma divertida volta ao passado

O retorno ao passado é mais um atrativo interessante na 28ª Oktoberfest. Este ano, a maior festa alemã das Américas traz uma opção a mais ao público, através do projeto Alte Zeit Photographie. Num clique, os visitantes podem se remeter ao período da colonização alemã e italiana no Vale do Itajaí, usando figurino de época, e levar para casa uma lembrança de tempos já idos.

A pessoa fica à vontade para escolher a roupa que melhor agradar e, por isso, não paga nada. A vestimenta é adaptada para a troca rápida. São mais de 150 tipos de trajes e diversos adereços como chapéus, bengala, tranças, óculos, bigodes e sombrinhas. Os tamanhos das fotos, impressas na hora nas cores preto e branco, sépia ou colorida envelhecida, variam de 20x25cm a 60x80cm e custam a partir de R$ 30. A moldura é alternativa ao cliente para embelezar ainda mais o retrato.

O estúdio fotográfico, composto por profissionais de quatro empresas do Grupo Viva Fotografia, funciona dentro do Parque Vila Germânica. Ali, mais do que deixar marcada sua passagem pela festa, o casal de blumenauenses Sérgio e Adriana Schlickmmam tirou fotos que ficarão registradas para a posteridade. "Acho esse tipo de fotografia tão charmosa. Mais do que isso, é uma forma diferente de recordar. Por um momento, me senti mais próxima de meus antepassados".

Uma das idealizadoras do projeto, Carla Ziehlsdorff, explicou que a ideia surgiu há cerca de três anos e foi possível colocar em prática nesta edição da festa. "Nossa intenção, além de proporcionar ao público uma divertida e fantasiosa volta ao tempo, é resgatar as características da imigração e aproximar as gerações passadas às atuais, por meio da tecnologia".

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta-feira, das 10h às 20h.
Sábados, das 10h às 18h e Domingo, das 10h às 17h.
Mais informações pelo site: www.altezeit.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Ricardo e Fabiana
Muito bacana a foto no Blog sobre volta ao passado.
Impressionante também são as fotos e essa da postagem da nossa última enchente. A recuperação de nossa comunidade é muito rápida.
Parabéns pelo belo trabalho, principalmente com a Oktober e nossa cidade.
__________________________________
Adalberto Day/Cientista Social e pesquisador da História