segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Festival Brasileiro da Cerveja


As melhores cervejas do país na Capital Nacional da Cerveja: Veja quais são as cervejarias, os restaurantes, os palestrantes e as atrações musicais do Festival.

O crescimento das cervejarias e a divulgação do produto como um item gastronômico são alguns fatores que fizeram com que o setor se destacasse no cenário nacional de negócios. E é mostrar estes aspectos do mercado cervejeiro um dos objetivos do Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2011 em Blumenau (SC).

Serão mais de 70 expositores entre cervejarias artesanais, cervejeiros caseiros e fornecedores para o mercado de cervejarias. Além disso, são seis palestras nacionais e internacionais, seis restaurantes e 12 atrações musicais confirmadas.

Outro aspecto interessante do Festival é o espaço de experimentação que as cervejarias vêem nele. "Muitas delas vão fazer um pré-lançamento dos seus produtos no evento. Dependendo da aceitação do público, vão lançar estes produtos para o mercado", explica Valmir Zanetti, um dos organizadores. A moeda oficial do evento, Ninkasi, já pode ser adquirida no site oficial do evento (www.festivaldacerveja.com).

O presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, explica que o Festival é mais uma das demonstrações de que a região merece o título de Capital Nacional da Cerveja. "Além de termos a vanguarda do setor, ainda somos uma região que preza pelo consumo da bebida com qualidade", explica ele.

Palestrantes

Palestrantes nacionais e internacionais trarão aos participantes mais informações sobre o mercado e o consumo cervejeiro. As palestras acontecem sempre às 19 e as 21 horas. No dia 17, Marcelo Carneiro, da Cervejaria Colorado, falará sobre Ingredientes exóticos na fabricação de cervejas especiais.

No segundo dia de Festival, Cilene Saorin que leciona na Escuela Superior de Cerveza y Malta, falará sobre Sommeliers de cerveja pelo mundo e a harmonização com cerveja na gastronomia. O autor do livro Larousse da Cerveja, Ronaldo Morado, é o segundo palestrante da noite com o tema História da cerveja no Brasil.

Julien Slabbinck, que é mestre de ciências industriais, palestrará sobre Maltes únicos para cervejas únicas (Unique malts for unique beers). A noite de palestrantes internacionais será finalizada com Pete Slosberg, um dos pioneiros da Nova Escola Cervejeira Americana, que vai ministrar a palestra Cerveja e chocolate: dois dos três melhores grupos de alimentos (Beer and Chocolate, two of the three Best Food Groups).

Vila Gastronômica

Seis restaurantes estão confirmados na Vila Gastronômica do Festival. E tem comida para todos os gostos.
A Choperia Vila Germânica vai apresentar pratos típicos da região. Estarão no cardápio: batata recheada, tulipa de pato e o hackapetter. Já o FrangÓ, tradicional boteco paulistano, levará ao Festival duas especialidades da casa: a coxinha e o croquete do seu Piccolo. Bem diferente do Io Ristorante que vai levar a tradição da cozinha italiana para os pratos dos visitantes.

Outro paulista que vai participar do evento é o Melograno, casa especializada em sanduíches especiais e cervejas, que levará para Blumenau o tradicional bolinho de mortadela e as bolinhas de queijo.

A cozinha japonesa será representada pelo Sushi Yuzu. O restaurante servirá pratos como sashimis, temakis e niguiris. O The Basement English Pub fecha a lista de atrações gastronômicas com os britânicos fish and chips, curly fries e onion rings, entre outros.

Atrações musicais

Boa música tem tudo a ver com cerveja. E o cardápio musical do Festival Brasileiro de Cerveja tem 12 atrações que vão do rock'n'roll ao samba, passando pelo blues e pelo chorinho. Nos três dias de evento, a música ao vivo será um dos destaques da programação.

Entre os destaques estão as bandas Os Chefes (rock'n'roll), Star Beetles (cover da banda britânica), Alegria do Choro (tradicional grupo de chorinho da região) e Adriano Grineberg (blues).

Outra atração é o show nacional com os Demônios da Garoa, um dos mais tradicionais grupos de samba do Brasil. Há 67 anos em atividade, eles estão no Guiness Book como mais antigo grupo vocal em atividade no mundo. O show deles começa às 22 horas do dia 19 de novembro.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Parabéns Ricardo e Fabiana
O Blog de vocês sempre com excelentes noticias.
Bela publicação do Festival Brasileiro da Cerveja.
Abraços
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história