segunda-feira, 26 de março de 2012

Artesanato de Páscoa em Pomerode


Herança germânica compõe artesanato de Páscoa na Osterfest

A Osterfest - Festival de Páscoa acontece aos finais de semana, até o dia 7 de abril, com um diversificado número de atrações, como a Casa do Coelho, a maior Osterbaum (Árvore de Páscoa) das Américas, apresentações culturais e gastronomia temática. Mas um dos grandes destaques da programação, entretanto, é a Ostermarkt - feira de artesanato e decoração de Páscoa, que traz trabalhos surpreendentes feitos por artistas e artesãos locais.

A pintura em cascas de ovos – de galinha, de pato, de ganso, de avestruz e até mesmo de lagartixa – bem como em ovos torneados de madeira, é uma tradição que virou uma especialidade. A artesã Silvana Pujol, que desenvolve um refinado trabalho artesanal desde os sete anos de idade, participa da programação da feira também com a demonstração ao vivo de suas pinturas em cascas de ovos.

Filha de mãe artística plástica e pai ourives, Silvana desenvolveu uma técnica de pintura própria, inspirada nos detalhes de acabamento artístico feito em jóias. O trabalho, que exige muita paciência e precisão quase cirúrgica, pode ser apreciado de perto pelo público. “A pessoas gostam do contato com o artista e isso para mim é o máximo, é o verdadeiro reconhecimento do meu trabalho”, expõe a artista.

Também vista em cascas de ovos, a pintura germânica “Bauernmalerei” é outra técnica que se que se sobressai como uma das marcas do artesanato pomerodense. É encontrada principalmente em móveis e objetos decorativos, retratando a visão simples da natureza, como as flores e os pássaros, em cores fortes e contrastantes.

Segundo a artesã Nani Scheer, especialista na técnica, o Bauernmalerei surgiu na Europa nos séculos 17 e 18 entre a população rural, como uma forma alegre e barata dos camponeses decorarem as suas casas. Os desenhos, de toque suave e delicado, atravessaram gerações e conquistaram o mundo. “Hoje é uma forma de decoração que pode encontrar seu espaço em qualquer ambiente, dependendo do estilo da peça e da característica do desenho ou motivo utilizado”, diz.

Tradicionalmente empregados na ornamentação de janelas, os Fensterbilders são outro artesanato típico da cidade, herdado da tradição alemã, que fazem sucesso na Páscoa. As figuras em madeira, vazadas e recortadas, são encontradas em versões com coelhos, flores e ovos, entre outros elementos, inclusive com opções de kits DIY (faça-você-mesmo).

O artesanato em madeira aparece com exclusividade ainda na decoração da feira, com a técnica chamada de Drechslerei, muito comum na Alemanha e que caminha para a popularização em Pomerode. Trata-se de um método para esculturas torneadas, principalmente usado na composição de personagens de presépios e bonecos “quebra-nozes”. Feitos pela artesã local Sandra Greuel, coelhos gigantes, ricamente decorados, recepcionam os visitantes nas entradas do Centro Cultural, local onde acontece a Osterfest.

Veja mais sobre o artesanato pomerodense

Um comentário:

Fabi Lange Brandes disse...

nossa , eles fazem coisas lindas né.... eu adoro tudo que eles fazem, dão um brilho especial pra esse momento unico qe é a pascoa.
beijos mil, eu amo vc meu amor.