terça-feira, 3 de abril de 2012

Páscoa em Pomerode: Osterkranz


Osterkranz decora a casa para a chegada da Páscoa
 
A Páscoa se aproxima e cada vez mais pessoas vêm a Pomerode para conhecer e se encantar com as tradições germânicas deste período. No terceiro final de semana da 4ª Osterfest – Festival de Páscoa, mais de 4,5 mil pessoas estiveram na cidade mais alemã do Brasil para conhecer de perto alguns dos costumes herdados dos imigrantes.

Junto ao hábito de pintar casquinhas de ovos e de decorar árvores para celebrar a ressurreição de Cristo, quem veio ao Festival também pôde incorporar outra curiosa tradição alemã do período: a guirlanda de Páscoa, ou “Osterkranz”. A artesã Dagmar Guenther, que produz velas há 28 anos, se tornou especialista no assunto em Pomerode. Ela explica que as guirlandas de Páscoa têm praticamente a mesma função da coroa do Advento durante o Natal.


“A guirlanda tem que ter as quatro velas para marcar as quatro semanas que antecedem a Páscoa. Mas não é preciso acender uma vela por semana”, explica. A Osterkranz tem que ser colorida. Normalmente, é feita com flores e possui as cores roxa e amarela. “Levo aproximadamente dois dias para fazer uma guirlanda. Este ano, produzi peças especialmente para a Osterfest”, destaca Dagmar. As guirlandas custam em média entre R$ 130 e R$ 150.

A 4ª Osterfest - Festival de Páscoa, que oferece uma programação diversificada para públicos de todas as idades, ainda reserva mais um final de semana de atrações. O público pode conferir a maior Osterbaum (árvore de Páscoa) das Américas, Casa do Coelho, feira de artesanato, recreação infantil, oficinas artísticas, apresentações culturais e muitas curiosidades ainda nesta Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia, dias 05 e 06 de abril.

@vemprapomerode

Nenhum comentário: