segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dois Cavalheiros de Verona em Blumenau



Fundação Cultural apresenta clássico de William Shakespeare

O público infanto-juvenil de Blumenau acaba de ganhar uma montagem bastante original do clássico de William Shakespeare: Dois cavalheiros de Verona - uma comédia romântica que promete conquistar a garotada. As apresentações estão previstas para os dias 17, 18, 19 e 20 de maio, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau.

Patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio a Cultura da prefeitura de Blumenau, o espetáculo é dirigido pela experiente diretora carioca Nadege Jardim que, em parceria com O Grito Cia. de Theatro, reuniu um conjunto de muito talento para incrementar sua pesquisa de linguagem, em destaque a premiadíssima Cica Modesto na criação do cenário, maquiagem e figurino. Além do elenco de peso da companhia, sobressai-se também o recurso da utilização de guarda-chuvas que se transformam em diversos objetos, máscaras da Commedia dell’arte e sonoplastia executada ao vivo pelos atores e um músico.

Especializada em adaptar e encenar Shakespeare para crianças e jovens, a diretora Nadege Jardim já tem seu trabalho reconhecido. Em 2003 participou do Seminário Internacional de Diretores para Teatro e Juventude em Hannover, Alemanha. Representando o Brasil, recebeu indicação para o Prêmio Especial pela pesquisa de linguagem e adaptação de clássicos para crianças e jovens no Prêmio Maria Clara Machado/2002 da prefeitura do Rio de Janeiro e foi elogiada pela inglesa Vicky Ireland, diretora do Polka Theater de Londres, que declarou que: “Se Shakespeare estivesse vivo, estaria aplaudindo de pé.”

Dois cavalheiros de Verona” trata da história dos desencontros de amor de dois amigos – Proteu e Valentino. Proteu é apaixonado por Júlia, com quem promete se casar. Valentino é um aventureiro em busca de emoção. Esta história de cartas marcadas poderia ter aqui o seu final, não fosse uma virada de mesa: eles acabam conhecendo, numa viagem a Milão, a bela Sílvia, por quem ambos se apaixonam. O que se revela a seguir trata da coragem de lutar pelo que se ama, da lealdade, do perdão e da redenção ao amor.

O que: Temporada Blumenauense de Teatro apresenta: Dois Cavaleiros de Verona 
(Projeto Shakespeare Livre)
17 e 18 de maio (5a e 6a) às 20 horas
19 e 20 de maio (sábado e domingo) às 17 horas
Ingressos a preços populares:
R$20,00 (Inteira) e R$10,00 (Meia- estudantes, 3a idade, classe artística, professores e funcionários públicos)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello