sexta-feira, 18 de maio de 2012

Lançada a Oktoberfest Blumenau 2012


Foto: Jaime Batista da Silva

A festa de lançamento oficial da 29ª Oktoberfest de Blumenau iniciou na noite de hoje, 17, com a apresentação do cartaz oficial e inauguração da Bierkrugplatz, a Praça do Caneco de Chope da maior festa alemã das Américas, na presença do prefeito João Paulo Kleinübing, autoridades e visitantes. Em seguida, iniciaram os festejos dentro do Pavilhão 1, com duas bandas típicas e apresentações de danças folclóricas.

A Praça do Caneco foi idealizada pelo presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, e produzida pelo artista Luis Bernardes. O monumento consta de uma casa de vidro, que remete às construções na técnica enxaimel, comuns na região do Vale do Itajaí. Nela está depositado o caneco de chope oficial da edição 2012 e o caneco da primeira edição da festa, datado de 1984.

Na oportunidade, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, enfatizou a importância da Oktoberfest para a cidade e região. O prefeito destacou a importância de algumas novidades que estão sendo planejadas para o evento deste ano, "que visam melhorar cada vez mais a festa blumenauense e para melhor receber os nossos visitantes".

Novidades

O presidente da Vila Germânica, Norberto Mette lembrou que desde 2005, a Oktoberfest passou a experimentar um ciclo de crescimento, a partir de alguns ajustes na sua estrutura. Entretanto, o espaço físico que a Oktoberfest ocupa hoje é muito menor que o de 10 anos atrás, o que faz com que, a partir deste ano, novas ações sejam necessárias, especialmente para proporcionar segurança e comodidade aos visitantes.

"Estamos redesenhando a planta da Oktoberfest", ressalta. Segundo Norberto, entre as mudanças consta o aumento do espaço físico em mais cinco (5) mil metros quadrados. Para tanto, o Ginásio Sebastião Cruz (o Galegão) voltará a ser ocupado, não como pavilhão, mas como área de lazer para o público infantil. O espaço estará ligado ao restante da festa pela passarela sobre a Rua Humberto de Campos.

Com a instalação desta área de lazer, não haverá parque de diversões como havia até então, já que toda a área onde ficava o parque servirá para a ampliação do Jardim da Cerveja (Biergarten). Ele lembra também que será necessário ocupar um dos leitos da Rua Alberto Stein.

A organização também prevê a ampliação de mais áreas cobertas, para se evitar a superlotação dos pavilhões em dias de chuva e o reposicionamento das bilheterias. "Também implantaremos novos portões de saída, separando os fluxos de entrada e saída, o que nos permitirá aumentar o número de catracas de entrada".

Evitar filas

Outra novidade será a instalação de portões de acesso exclusivos para os usuários da meia entrada (estudantes). Para evitar as filas em dias mais intensos, a organização vai intensificar e estimular a compra antecipada de ingressos.

Norberto Mette lembrou ainda que os pavilhões terão nova decoração, sendo o Setor 1, das cervejarias artesanais, com motivos que remetem à cultura do Vale do Itajaí. E informou ainda que a divulgação da Oktoberfest 2012 passa ser intensificada a partir de hoje com a distribuição do cartaz oficial. A expectativa de público para este ano é de 700 mil visitantes em 19 dias de festa - de 10 a 28 de outubro.

Foto: Jaime Batista da Silva