segunda-feira, 6 de agosto de 2012

OKTOBERFEST BLUMENAU 2012

Foto: Marcelo Martins

A Festa Alemã Mais Esperada das Américas

Em suas 28 edições, a Oktoberfest de Blumenau já recebeu mais de 18 milhões de visitantes. A maior festa alemã das Américas reúne toda a tradição da cultura alemã na gastronomia típica, nas bandas germânicas e nas cervejas artesanais. Faça como milhares de pessoas que todos os anos vêm para Blumenau em outubro e comemore conosco a 29ª edição da Oktoberfest.

Este ano, serão 45 bandas, sendo três vindas diretamente da Alemanha para tocar na versão brasileira da festa de Munique. De Blumenau participam 27 grupos e 15 bandas vem de outras cidades de Santa Catarina e também do Paraná e Rio Grande do Sul.

Das três bandas alemãs, duas já estiveram no palco da festa blumenauense: Die Karolinenfeld, que retorna pela quinta vez ao Brasil, e Deggendorfer Stadl-Musikanten, que já participou da festa em 1995 e 2008. A estreante deste ano é a Franken X-Press, que vem da Baviera.

Novidades e melhorias

Desde 2005, a Oktoberfest passou a experimentar um ciclo de crescimento, a partir de alguns ajustes na sua estrutura. Entretanto, o espaço físico que a Oktoberfest ocupa hoje é muito menor que o de 10 anos atrás, o que faz com que, a partir deste ano, novas ações sejam necessárias, especialmente para proporcionar segurança e comodidade aos visitantes.

A planta da Oktoberfest está sendo redesenhada e, de acordo com a Comissão Central Organizadora, entre as mudanças consta o aumento do espaço físico em mais cinco (5) mil metros quadrados. Para tanto, o Ginásio Sebastião Cruz (o Galegão) voltará a ser ocupado, não como pavilhão, mas como área de lazer para o público infantil. O espaço estará ligado ao restante da festa pela passarela sobre a Rua Humberto de Campos.

Com a instalação desta área de lazer, não haverá parque de diversões como havia até então, já que toda a área onde ficava o parque servirá para a ampliação do Jardim da Cerveja (Biergarten). Este ano, também a festa vai ocupar um dos leitos da Rua Alberto Stein.

Evitar filas

A organização também prevê a ampliação de mais áreas cobertas, para se evitar a superlotação dos pavilhões em dias de chuva e o reposicionamento das bilheterias. Também serão instalados novos portões de saída, separando os fluxos de entrada e saída, o que permitirá aumentar o número de catracas de entrada.

Outra novidade é a instalação de portões de acesso exclusivos para os usuários da meia entrada (estudantes). Para evitar as filas em dias mais intensos, a organização tem intensificado e estimulado a compra antecipada de ingressos.
A expectativa de público para este ano é de 700 mil visitantes em 19 dias de festa - de 10 a 28 de outubro.

Fique por dentro:

ABERTURA OFICIAL DA FESTA
Será no dia 10 de outubro, às 22h, logo após o desfile na Rua XV de Novembro, às 19h30. Entrada gratuita.

GRUPOS FOLCLÓRICOS
Apresentações diárias nos setores durante o intervalo das trocas de bandas.

DESFILES OFICIAIS
Dia 10 - quarta-feira, às 19h30 (desfile de abertura)
Dia 13 - sábado, às 16h
Dia 17 - quarta-feira, às 19h30
Dia 20 - sábado, às 16h
Dia 24 - quarta-feira, às 19h30
Dia 27 - sábado, às 16h

DESFILES INTERNOS
Pequenos desfiles típicos na área interna do Parque Vila Germânica nas terças-feiras, dias 16 e 23, às 19h30.

NOITE DO STAMMTISCH
Encontro dos Grupos de Amigos (Stammtisch) na Oktoberfest, no dia 18, a partir das 19h30.

NOITE DOS GINCANEIROS
Encontro das equipes de Gincaneiros, da Gincana Cidade de Blumenau, no dia 25, a partir das 19h30.

FESTA DA MELHOR IDADE
Dia 25, das 12h às 17h. Entrada gratuita.

BIERWAGEN
Desfile diário com distribuição gratuita de chope nas ruas da cidade, no período vespertino.

RETRETAS E DANÇAS TÍPICAS
Diariamente haverá animação com bandas típicas e apresentações de danças folclóricas em diferentes pontos da cidade.

REI DO TIRO
O público poderá participar das competições do Rei do Tiro, uma modalidade esportiva de tiro ao alvo, organizada pelos Schützenvereine (Sociedades de Atiradores) da cidade.

CONCURSO NACIONAL DE CHOPE EM METRO
Ocorre diariamente. Participação gratuita.

RAINHA OKTOBERFEST 2013
O concurso para eleger a Realeza da 30ª Oktoberfest ocorre no último domingo da festa, dia 28, às 20h. Entrada gratuita.

CERVEJAS
Cervejarias artesanais;
Cervejas importadas;
Chope oficial Brahma;
Mais de 25 variedades de chope ou cerveja.

INGRESSOS
Para o dia 11 de outubro, sextas e aos sábados, os ingressos custam R$ 20,00. De domingo a quinta (exceto dia 11/10), custam R$ 6,00. Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais pagam meia-entrada. Pessoas com traje típico alemão não pagam ingresso. Nos dias 10 e 28 de outubro não haverá cobrança de ingresso: o acesso aos pavilhões será gratuito. Aos sábados e domingos e no dia 12 de outubro, os ingressos serão cobrados a partir das 15h. Nos demais dias, a partir das 18h.

Fonte: Tânia Rodrigues / Assessoria de Comunicação
Parque Vila Germânica

Um comentário:

Anônimo disse...

teste