quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vila Germânica "planta" Maibaum

Foto: Eraldo Schnaider

Vila Germânica "planta" Maibaum no aniversário de Blumenau

Elementos foram produzidos em ferro pelo artista blumenauense Luiz Bernardes 


Neste domingo, 02 de setembro, quando Blumenau completa 162 anos de fundação, o Parque Vila Germânica fará uma homenagem à cidade com o "plantio" da árvore da primavera, a Maibaum (árvore de maio), como é conhecida na Alemanha. A instalação será no jardim em frente ao Setor 1, onde a árvore permanecerá definitivamente, servindo também como mais um atrativo para a comunidade e turistas que visitam o parque.

O plantio festeja a chegada da primavera, tempo de renovação e festa com o início da Oktoberfest, este ano programada para 10 a 28 de outubro, explica a administração da Vila Germânica. A cerimônia será às 16h30, com a presença do prefeito João Paulo Kleinübing e demais autoridades.

O monumento consta de um tronco de 12 metros de altura contendo placas em ferro que homenageiam e remetem a diversos momentos da história da cidade.

Os elementos em ferro foram produzidos pelo artista blumenauense Luiz Bernardes e destacam a Chegada dos imigrantes ao Vale do Itajaí em 1850; a Arquitetura típica, representada pela técnica enxaimel; as Atividades desenvolvidas pelo naturalista Fritz Müller, em relação à fauna e flora; Menção às atividades religiosas e culturais; o Processo de industrialização, representado pelo setor têxtil; as Atividades esportivas; a Gastronomia típica; as Festas e tradições; os Clubes de Caça e Tiro; e a Oktoberfest.

Na Alemanha

A instalação da Árvore da Primavera remete ao costume praticado na região da Baviera, onde o "plantio" envolve os jovens daquele país. A árvore simboliza o fim do inverno rigoroso e a chegada de uma época de prosperidade, quando a natureza se renova e o desejo de dias melhores e mais fartos se faz sentir com mais intensidade pela população.

Da mesma forma, na Alemanha o Maibaum consiste de um tronco de árvore contendo informações sobre as atividades econômicas e de serviços de uma determinada cidade ou região.

Fonte: 

Tânia Rodrigues / Assessoria de Comunicação 
Parque Vila Germânica

Nenhum comentário: