quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Está aberta a Oktoberfest Blumenau! Ein Prosit!

Foto: Marcelo Martins


Com uma cerimônia solene recheada de antigas tradições germânicas foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, a 29ª Oktoberfest de Blumenau, a festa alemã mais esperada das Américas. A solenidade contou com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e iniciou na Krugplatz (Praça do Caneco) com a retirada do caneco de cristal oficial da festa pelo presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette.

O caneco foi entregue aos monges cervejeiros e levado em cortejo até o palco do Setor 2, onde foi entregue à rainha da festa, Fernanda Klaumann Barbosa, que o guardará até o final do evento. Em seguida foram entoados os hinos do Brasil e da Alemanha pelo coral masculino Liederkrantz, do Centro Cultural 25 de Julho, acompanhado pelas bandas alemãs Die Karolinenfeld, Deggendorfer Stadl-Musikanten e Franken X-Press.

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing recepcionou os visitantes dizendo que é com muita alegria e satisfação que a cidade recebe a todos os brasileiros e estrangeiros que vistam a Oktoberfest. O prefeito também fez questão de destacar o empenho e a dedicação dos blumenauenses que fazem a festa acontecer e se tornar melhor a cada ano.

O governador do Estado, Raimundo Colombo deu boas-vindas a todos os presentes e lembrou que a festa de Blumenau é um evento muito importante para Santa Catarina. "É encontro da alegria, das tradições, da arte, da musica, enfim, uma festa de confraternização", ressaltou.

Boa notícia

Já o ministro do Turismo, Gastão Vieira, confessou que sempre quis conhecer a festa e fez questão de estar na abertura oficial. O ministro trouxe uma boa notícia para a cidade. Garantiu que o projeto do Museu da Oktoberfest vai sair do papel com apoio do Governo Federal. O projeto foi apresentado este ano em Brasília pelo prefeito João Paulo e pelo presidente da Vila Germânica.

Em seguida, veio o momento mais esperado da solenidade: a sangria do primeiro barril de chope, feita pelo prefeito, acompanhado do ministro e do governador. Ao som das bandas alemãs e do coral masculino, autoridades e público fizeram o primeiro brinde oficial da 29ª Oktoberfest: Ein Prosit!

Público se diverte no desfile

Foto: Marcelo Martins

O tempo melhorou no final da tarde desta quarta-feira e permitiu o desfile oficial de abertura da Oktoberfest. A primeira alegoria ingressou na via dentro do horário programado, às 19h30. Turistas e blumenauenses dançaram e aplaudiram tudo, desde a primeira atração.

Ao som da fanfarra da Escola Barão do Rio Branco, a primeira a se apresentar, o aposentado Helio da Silva, 65 anos, entusiasmado, revelou que não perde um desfile e, mesmo com a possibilidade de chuva e eventual adiamento, arriscou e se dirigiu para o palco das atrações.  "O que eu mais gosto é a alegria do público. Todos os anos frequento os pavilhões. Morei 10 anos fora de Blumenau, mas sempre venho para a festa", revelou ao lado da esposa Zeni, 62, que também aprecia a alegria e os trajes típicos.

Animado com a movimentação, o militar reformado Osvaldo Almeida, 76, fotografava as alegorias para levar para Brasília, onde mora com a esposa, a professora Ivonete, 70. O baiano, radicado na Capital Federal, fez a estreia na Oktober e considerou a cidade linda. Soube da festa por amigos e parentes e desta vez resolveu conferir de perto se tudo de bom que lhe contaram se confirma. "Estou levando recordações daqui, desde canecos de chope a camisetas".

Antepassados

O comerciário Rui Alberto Lopes, 30, prefere os carros que contam a história dos antepassados dos colonizadores alemães. E o desfile é um prato cheio recheado pela participação de grupos folclóricos, clubes de caça e tiro, brinquedos exóticos, bandas e fanfarras. O estudante Bruno Kim, 38, está na cidade com um grupo de colegas de São Paulo. Natural da Coréia do Sul, ele confere pela primeira vez a festa, que conheceu via internet e jornais. Animado, acompanhou o desfile e registrou imagens das alegorias.

O comerciante blumenauense Martins Lima, 52, gosta do começo ao fim da Oktober. Ele acompanhou o desfile com amigos das lojas vizinhas a sua, na XV de Novembro, onde montou uma espécie de confraria de amigos, bem ao estilo do Stammtich, com direito a petiscos e chope durante o desfile.

A aposentada Mirian Sampaio Dias, 60, de Araçatuba (SP), considera tudo "perfeito, lindo e maravilhoso" na Oktoberfest. Ela chegou com um ônibus lotado de colegas. "Meus filhos vinham e gostavam. Agora eles casaram e chegou a minha hora. A festa é maravilhosa, perdi foi tempo de não ter vindo antes", comentou.
A fanfarra Anita Garibaldi entrou na via às 20h56min e encerrou o desfile oficial de abertura. Logo em seguida, começou a operação limpeza, um desfile a parte em favor da qualidade do ambiente.

OBS: Fotos à disposição no site
www.oktoberfestblumenau.com.br em Álbum de Fotos.

Fonte: Tânia Rodrigues
Assessoria de Comunicação Parque Vila Germânica

Nenhum comentário: