sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pesquisa de Turismo - Oktoberfest Blumenau



 
Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) na 29ª edição da Oktoberfest em Blumenau, registrou que 56,2% dos turistas que visitaram a 29ª Oktoberfest a consideraram ótima e 40% a definiram como boa. A soma das avaliações positivas supera os 96%, resultado considerado excelente. O estudo foi apresentado nesta quinta-feira (8), no Senac Bistrô Johannastift, em mais uma edição do Painel Fecomércio Debate.

Participaram da apresentação dos resultados, o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette; o presidente da Santur – Santa Catarina Turismo, Valdir Walendowsky; o vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Emílio Schramm, também vice-presidente do Sindilojas Blumenau; e o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Eduardo Moritz.

Foto: Divulgação

Avaliações do evento e da cidade

Os turistas que visitaram a 29ª Oktoberfest consideraram os preços da festa normais (52,2%), o que, para a Fecomércio SC, mostra o acerto dos comerciantes e organizadores na definição dos valores cobrados. Todos os produtos tiveram avaliação semelhante. Bebidas (64,2%), comidas (53%), vestuário (41,5%), souvenires (44,3%) tiveram altos percentuais de avaliações positivas.

Sobre a organização e estrutura do evento na Vila Germânica, igualmente os quesitos receberam avaliações positivas. Estrutura, atendimento, banheiros, limpeza e segurança foram classificados como ‘ótimo’ e ‘bom’ na maioria das vezes. O comércio na Vila Germânica também ganhou destaque positivo dentre os turistas. Apenas 7% não o utilizaram. Enquanto, dentre os que adquiriram algum produto ou serviço, 35,6% o acharam ótimo e 53,7% o julgaram bom.

A cidade também foi avaliada pelos turistas que atribuíram conceitos à estrutura urbana e aos serviços oferecidos em Blumenau. A respeito do comércio da cidade, muitos não souberam avaliar (34%), pois não se utilizaram dele. Ainda assim, a maioria o considerou ótimo (26,5%) e bom (36,5%).

A avaliação da sinalização urbana e da limpeza pública foi positiva: 37,8% dos turistas consideraram a primeira ótima e boa (33,9%), enquanto a segunda teve maioria (52,3) das avaliações considerando-a ótima. Importante destacar a grande taxa de turistas que não utilizaram táxis e transporte público, 74,9% e 89,6%, respectivamente, confirmando que a maioria dos visitantes optou pelo uso do carro próprio ou alugado.

Quanto à rede hoteleira, muitos turistas informaram não ficar hospedados (42,6%) na cidade, embora quase a metade deles tenha avaliado os serviços de hotelaria e hospedagem como ótimo (25,5%) e bom (25,5%) em Blumenau. Quanto à avaliação do comércio, 54,4% não o utilizaram. Dos demais, 11,7% consideraram ótimo e 30,8% o perceberam bom.

Os turistas também foram questionados se visitariam outras cidades de Santa Catarina, e 53,8% dos entrevistados afirmaram que sim. Quando perguntados se voltariam no ano seguinte, 88,6% dos entrevistados disseram que gostariam de participar de outras edições da Oktoberfest.

A íntegra da pesquisa pode ser acessada aqui.
 
 

Nenhum comentário: