sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Reverência à realeza na Festa Pomerana




A rainha e princesas da Festa Pomerana, escolhidas entre as representantes dos clubes de caça e tiro do Município, têm a responsabilidade de representar não só o maior evento da cidade mais alemã do Brasil, como toda essência do povo pomerodense.

Nesta véspera de abertura dos portões do Parque de Eventos, Débora Weiss, Arciléia Passold e Claudia Maas, nossas majestades da 30ª edição, estão para lá de ansiosas para estrear pelos pavilhões, desfilando sua beleza e transmitindo toda sua cultura e simpatia aos visitantes durante os 11 dias de festejos.
 
Que tal, nós, humildes súditos, conhecermos um pouco mais sobre o perfil e expectativa das nossa realeza para essa edição comemorativa da festa mais alemã do Brasil? ;)

Rainha Débora


Desde pequena, a bela Débora Weiss, 21 anos, almejava o posto mais alto deste reinado. “Era um sonho de criança, mas nunca havia participado do concurso”, comenta. Só que desta vez, representando o Clube Desportivo Recreativo Progresso, ela arriscou e realizou o antigo desejo. “Foi em cima da hora, uma amiga me chamou e eu fui”.

Para o concurso de escolha da rainha da Festa Pomerana, Débora estudou a história do município, assistiu a desfiles da Oktoberfest e concursos de misses. Para ficar com tudo na ponta da língua, contou com a ajuda do pai. Juntos, repassaram as informações que poderiam ser cobradas no Dia D.

“Foi emocionante demais. Na hora, tive vontade de chorar, de rir, foi uma explosão de alegria”, revela, enquanto relembra das primeiras idas à Pomerana, ainda criança. “Sempre frequentei a festa com a minha família”.

Para Débora, os desfiles típicos, realizados todos os dias, estão entre as atrações que mais gosta. “Eu adoro, pois eles resumem a festa, apresentam o novo povo e a cultura de uma cidade tão encantadora quanto Pomerode. E, claro, além de tudo isso, é uma festa feita para toda a família”, destaca.

Princesa Arciléia

Arci, como é conhecida pelos amigos, representou o Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt e, assim como a Rainha, nunca tinha tentado uma vaga entre as três beldades da festa.

“Vontade de participar nunca faltou. Mas, às vezes, a gente acha que não tem potencial. Tive um incentivo muito grande da minha família. Fiquei muito feliz com o resultado”, revela.

Familiar também é o clima entre as três realezas. Para ela, de 22 anos, o maior presente na função de majestade é o entrosamento com as demais . “Já tínhamos nos encontrado algumas vezes, antes do concurso. E agora, somos praticamente inseparáveis”.

Como convite aqueles que nunca estiveram na Festa Pomerana, ela destaca a música: “Ela invade a gente, dá vontade de dançar, de se divertir, ser feliz. E Pomerode recebe todos os visitantes de braços abertos”.

Princesa Cláudia

Claúdia Maas, 21 anos, já conhecia a Rainha Débora dos tempos de escola. O vínculo entre as três só aumentou com a vitória no concurso.

Assim como as duas outras parceiras, ela também participou da eleição pela primeira vez, representando o Clube Esportivo Recreativo Botafogo. “Sempre admirei a Festa e sonhava com o título”, confessa.

A expectativa para os 11 dias de festa no Pavilhão Municipal de Eventos é grande. “Desde pequena frequento a Pomerana. Lembro das músicas alemãs e dos passeios com meus pais”.

Para ela, as competições e os jogos típicos estão entre as atrações mais cativantes, principalmente para o público. “Qualquer pessoa pode participar, ou seja, é um grande chamariz para os frequentadores da Festa. A grande maioria dos meus amigos participa”, conta.


De 11 a 21 de janeiro de 2013, faça parte desta história repleta de alegria e tradição! O melhor da cultura brasileira de origem alemã espera você e sua família na 30ª Festa Pomerana.

Nenhum comentário: