terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Exposição de fotos Antigamente em Blumenau

Foto: Sérgio Antonello

    
CULTURA – Criado na rede social Facebook em 20 de maio do ano passado, o grupo Antigamente em Blumenau leva seus mais de 6,1 mil membros por uma fascinante viagem ao passado e às tradições que marcaram a história blumenauense. O patrimônio mais importante que têm resgatado são as fotos – e são elas que poderão ser contempladas numa mostra que abre nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, às 10h, no Mausoléu Dr. Blumenau.

A exposição Antigamente em Blumenau apresenta 96 fotos do grupo do Facebook, dispostas em quatro expositores. Muitas delas nunca foram expostas publicamente. Estavam restritas a álbuns de família, caixas, baús ou gavetas. Se destacam por mostrar novos ângulos, quando não por trazer novas interpretações da história da cidade.

O valor histórico desse material é inegável, e deve-se muito à maneira como é apresentado e com regras bem definidas. Já ao criar o grupo, a arquiteta blumenauense Patricia Schwanke destacou que o interesse é “buscar o conhecimento através de fotos e documentos antigos de cada família”, pedindo que cada um descreva sempre que possível “o ano, local e curiosidades sobre a publicação” – sem esquecer da inclusão dos créditos de foto, site ou livro de onde foi retirada cada imagem ou documentação. O resultado são imagens raras, mas contextualizadas, com a identificação de seus personagens, locais e de datas.
 
Hoje, o grupo faz um trabalho que ultrapassa simples curiosidade ou nostalgia, e tem valor para pesquisadores, historiadores e sociólogos. A exposição de fotos Antigamente em Blumenau é promovida pelo Sindilojas, fazendo parte das comemorações de 50 anos da instituição lojista, e tem patrocínio da Bellevue. A abertura da mostra terá ainda como destaque a participação da Banda Municipal.
 
Serviço

O quê: exposição de fotos Antigamente em Blumenau
Onde: Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Quando: abertura na terça-feira (dia 19), às 10h; exposição aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h, até dia 16 de março.
Quanto: visitação gratuita


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Ricardo e Fabiana
Na primeira exposição tive participação.
Nesta eu muito debilitado que me impossibilitou de comparecer na inauguração embora tenha recebido vários convites.
São muito louvável e importante a contribuição dessas pessoas comprometidas com nossa cultura e mostrar muitas fotos nunca vistas em nossa cidade. Um trabalho que contribui com nossa cultura, bem mais fácil do que mendigar no arquivo histórico que sempre põe obstáculos nesse tipo de trabalho.
Parabéns a todos os participantes e organizadores.
Antigamente em Blumenau merece todo nosso carinho e respeito.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau