sexta-feira, 15 de março de 2013

Sommerfest Blumenau 2014: Pesquisa





99% DOS ENTREVISTADOS AFIRMAM QUE PARTICIPARÃO DA SOMMERFEST EM 2014

A 7ª edição da Sommerfest, realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, foi considerada um sucesso, com uma avaliação ótima tanto dos blumenauenses como dos turistas, que já representam mais de um quarto do público da festa. Somente nesta edição, mais de 35 mil pessoas passaram pela Vila Germânica nas seis quintas-feiras de evento. Neste ano, a Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica realizaram uma pesquisa, em cinco dias, com o objetivo de avaliar o perfil dos participantes além do uso do traje típico.


A pesquisa mostra que o perfil dos participantes é bastante eclético, apesar de a maioria das pessoas (55%) ser do sexo masculino. O maior número de “sommerfesteiros” tem entre 19 e 25 anos (28%) e entre 26 e 35 anos (29%). A maioria dos participantes (72%) reside em Blumenau e 40% das pessoas que vieram de fora ficaram hospedadas na cidade, principalmente em hotéis (50%) e em casas de amigos (48%).

Ao avaliar a satisfação do evento, tanto os turistas quanto o público local, mostraram-se, em sua maioria, satisfeitos em todos os quesitos questionados (gastronomia, música, limpeza, segurança, banheiros e evento em geral). Esta boa percepção do evento, certamente influenciou no alto número de pessoas que afirmaram retornar à Sommerfest no próximo ano, 99% dos entrevistados. Isso comprova que a festa de 2013 foi um grande sucesso, assim se consolidando mais uma vez como um marco no calendário regional e se encaminhando também para visibilidade nacional.

Além da pesquisa de perfil de público e satisfação da festa, foi aplicada, paralelamente, uma pesquisa relativa ao uso do traje típico alemão. Nela foi questionado sexo, faixa etária, investimento, motivo do uso do traje e satisfação na qualidade dos trajes vistos na festa. A cultura do blumenauense foi ressaltada na pesquisa quando questionados sobre o motivo do uso do traje, que revelou que a maioria do público vem trajada pela tradição (16%) e porque gosta (20%).

O resultado das pesquisas, na íntegra, pode ser acessado no link:
 http://bit.ly/pesquisasommer 


Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri

Nenhum comentário: