segunda-feira, 13 de maio de 2013

Visitando a Choperia HandwerK em Ibirama, SC

Fomos conferir e adoramos!

 
HandwerK significa, em alemão, algo feito à mão, artesanal. E é a receita artesanal que diferencia o sabor e a qualidade do chopp da marca. Assim, além da gastronomia e do chopp, e de ser um projeto empreendedor, a Choperia HandwerK tornam-se mais um ponto turístico de Ibirama, Santa Catarina.
 
O local escolhido para a instalação da Cervejaria Taquaras, que abriga a Choperia HandwerK não poderia ser mais significativo. Uma antiga construção que serviu de impulso para o crescimento da cidade de Ibirama. Tudo começou em 1914, quando a pequena colônia de Hamônia, foi iluminada com a energia elétrica produzida por um gerador e uma roda d'água, movida por um desvio de parte do Ribeirão Taquaras. Mais tarde, o local foi transformado em uma fecularia, também movida por roda d'água.

Após anos e anos desativada, foi essa antiga construção de madeira, cercada de muito verde, o local escolhido para sediar o novo empreendimento da área de diversão em Ibirama. O projeto começou a sair do papel em julho de 2010. A reestruturação durou nove meses e manteve as características originais da construção. Inclusive com a manutenção da roda d'água. Foram construídos também um deck na entrada, cozinha e banheiros, além de instalada a infraestrutura de produção. O ambiente tem capacidade para acomodar 230 pessoas e o estacionamento abriga até 120 carros.

Quem vai ao local tem o privilégio de apreciar passado e presente em um mesmo ambiente. De um lado a roda d'água em pleno funcionamento, do outro, os tambores onde o chopp HardwerK é produzido.

A FÁBRICA

A fabricação do chopp está nas mãos de um cervejeiro. A empresa adquire o malte, que é a cerveja germinada. Depois de moído, o malte é misturado à água no processo de cozimento nos tanques, com controle da temperatura. Depois da fervura, a bebida fica em repouso por uma hora para a decantação de proteína e é então resfriada num outro equipamento. Passa de 85ºC ou 90ºC para 8ºC ou 10ºC. Esse processo resulta em 500 litros da bebida e dura cerca de oito horas. Em outro tanque é colocado o fermento e depois adicionada a bebida. São cinco ou seis dias para a fermentação. Depois é realizada a maturação a 0ºC, processo que leva cerca de dez dias. O chopp segue então para a câmara fria, armazenado em barris. O nosso chopp não é filtrado, então, tem um pouco mais de corpo que outros chopps. Tem características em função do tipo e quantidade de malte. Chamamos de artesanal porque não adicionamos nenhum tipo de conservante ou algo assim. É água, malte, lúpolo e fermento, nada mais além disso. A produção mensal é de cerca de 13 mil litros de chopp.
 
Cervejaria Handwerk
Rua Duque de Caxias, 239 – Centro – Ibirama
Fone: (47) 3357.3343 - contato@handwerk.ind.br
Horário de funcionamento: Quarta-feira a Domingo a partir das 17h
 

Um comentário:

Adalberto disse...

Muito show essa postagem Fabiana e Ricardo
Visitar uma bela choperia, e ainda acompanhar todo trabalho, história da cerveja feito "a mão" artesanal é uma maravilha.
Parabéns pela visita e postagem
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história