segunda-feira, 29 de julho de 2013

30ª Edição da Oktoberfest Blumenau



30ª Oktoberfest mais alemã e organizada do que nunca 

Este ano a Oktoberfest comemora sua 30ª edição. E a festa mais alemã do Brasil, que acontece de 3 a 20 de outubro na Vila Germânica em Blumenau, vem recheada de inovações. A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica vêm trazendo novidades e fazendo reverência à cultura e às tradições alemãs. Vários aspectos serão atualizados. Inclusive os desfiles, considerados uma das maiores atrações da festa, serão reformulados, e devidamente avaliados, para agradarem ainda mais os espectadores. 

A proposta da comissão organizadora é de fazer um rodízio entre os grupos autônomos que desfilam. A nova dinâmica trará à rua um espetáculo diferente em cada apresentação. "Para que ir a todos os desfiles, se no primeiro já vimos tudo?", questiona Mario Mueller, participante do desfile e idealizador das bicicletas Brigue Luiza, que fazem homenagem aos primeiros imigrantes alemães de Santa Catarina. Segundo Fred Freygang, presidente do Bela Vista Country Club, um dos grupos autônomos que participará do rodízio, o Bela Vista já está se adequando à proposta. “Entendemos que a Secretaria de Turismo e a Vila Germânica querem organizar o desfile para quem desfila e para quem a ele assiste, e acatamos a decisão. Já informamos nossos associados, que compartilham de nosso entendimento. Todos já estão se organizando para participar com a mesma animação dos anos anteriores”, comenta Freygang. 

Além de proporcionar diversidade, o rodízio diminuirá levemente a duração dos desfiles, o que proporcionará maior comodidade ao público, que assiste ao espetáculo das calçadas da rua XV de Novembro. “Todos acham tudo lindo, mas ouvimos dos amigos que nos assistem que os desfiles são muito longos e acabam ficando cansativos”, comenta Mueller. “Apóio o rodízio para que haja lugar para novas atrações”, opina José Alberto Schmitt, que há cinco anos desfila na carroça do caldo de cana, o Zuckerrohsaftwagen. 

A comissão organizadora concorda com Schmitt e considera a possibilidade de abrir espaço para novos grupos nos próximos anos. Para avaliar essa possibilidade, as atrações existentes e a aceitação da proposta de reformulação, será feita uma pesquisa de opinião com o público. A pesquisa científica, que será coordenada por especialistas, acontecerá durante os desfiles. Outras pesquisas já foram feitas por órgãos independentes, mas esta será a primeira vez que um estudo detalhado e exclusivo sobre o desfile será oficialmente promovido pelos organizadores da festa. 

Oktoberfest mais segura 

Após cuidadosa inspeção do complexo do Parque Vila Germânica, este ano o Ministério Público determinou limite de permanência de 37.704 pessoas no Parque, durante cada dia de festa. O controle serve para garantir a segurança e integridade física de todos. E para que os foliões possam se programar e não corram o risco de não conseguirem entrar na Vila Germânica, os ingressos serão comercializados pela internet. O site para a venda dos ingressos será lançado no dia 5 de agosto. Pensando também em segurança no trânsito e visando promover a ação Oktober Segura, o Concurso Tomadores de Chope em Metro passa a ser realizado com chope sem álcool. Como o objetivo da competição é premiar o bebedor de chope mais rápido, a substituição da bebida tradicional pela sem álcool não comprometerá a brincadeira. Desta forma, além de possibilitar que motoristas participem, o concurso pode mostrar que a diversão independe do consumo de bebida alcoólica.

Tradição em todos os cantos 

decoração dos setores da Vila Germânica recebe atenção especial. Cada setor será decorado com a temática “A Arte da Cerveja”. O Biergarten mostrará a agricultura cervejeira. Nos setores 1 e 2 será contada a história da cultura cervejeira na Alemanha e no Brasil. Já no setor 3, a história dará espaço à modernidade. “Neste setor estaremos cercados por tecnologia, internet e mídias sociais. Saem as lonas e painéis e entram os telões e projeções”, conta Ivone Lemke, diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica. Assim como a decoração, as cervejarias artesanais também estarão espalhadas por toda a Vila Germânica. “Nos anos anteriores, as cervejarias artesanais se concentravam num único setor. Em 2013, elas estarão em todos eles”, adianta Ivone. Além disso, a cervejaria oficial da festa, que neste ano é a AB InBev, deve trazer 20% de seus produtos de acordo com a Lei de Pureza Alemã. A lei alemã, de 1516, instituiu os ingredientes com os quais a cerveja deve ser fabricada. É um dos mais antigos decretos alimentares da Europa. 

Na gastronomia, a novidade é uma praça de alimentação na área externa do Parque Vila Germânica, próximo ao Biergarten. Neste espaço, serão comercializadas comidas típicas alemãs, como spaztle, café e cuca, além de outras iguarias. A idéia para esta edição da Oktoberfest é valorizar a gastronomia local. “O turista vem para Blumenau em busca de alimentos típicos alemães, e por isso, fizemos algumas adequações, colocando à venda produtos bem tradicionais da cidade”, diz a diretora de Eventos e Operações do Parque. 

“A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica estão de parabéns por valorizarem cada vez mais a cultura alemã”, felicita Mário Muller. “Se as inovações propostas são para o bem e melhoria da Oktoberfest, elas recebem o nosso apoio”, manifesta Moacyr Flor, presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. E Ivone complementa “todas as nossas ações são feitas para atingir altos níveis de qualidade, mas nossos maiores destaques são mesmo para a cultura e tradições alemãs”. 

Gerente de Jornalismo: Fábio Ricardo

Um comentário:

Fabi Lange Brandes disse...

prepara, que esse ano, nosso traje não páaaraaaa
te amo amor
beijos