segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Animação regada a muita cerveja em Munique

Capital da Baviera recebe a 180ª edição da Oktoberfest, maior festa popular alemã. Desfile tradicional, música e trajes típicos fazem parte do evento, que deve atrair seis milhões de visitantes até 6 de outubro.



Os amantes da cerveja podem comemorar. Até o dia 6 de outubro, a cidade de Munique está de portas abertas para receber a 180ª edição da Oktoberfest, considerada a maior festa popular tipicamente alemã. A expectativa é de que a festa deverá atrair este ano cerca de seis milhões de visitantes de todo o mundo durante os 16 dias.
Neste domingo (22/09) acontece o tradicional desfile de rua, um dos maiores do mundo, que acontece há 200 anos. Entre os nove mil participantes em trajes típicos estão não apenas alemães, mas também austríacos, italianos, poloneses, croatas, gregos, tchecos, turcos e suíços. O desfile segue um trajeto de sete quilômetros de extensão.
Como manda a tradição, o prefeito da capital bávara, o social-democrata Christian Ude, abriu pontualmente ao meio-dia deste sábado, a golpes de martelo, o primeiro barril da bebida mais adorada do país, com a tradicional frase "O'zapft is" ("o barril está aberto"). Também seguindo a tradição, o primeiro gole de cerveja foi para o chefe do governo da Baviera, o conservador Horst Seehofer.

Superlotação

Já na manhã do primeiro dia da Oktoberfest, milhares de pessoas se reuniram em frente às tendas do evento, boa parte delas vestindo Lederhose (calças de couro típicas da Baviera) e Dirndl (vestido tradicional). O número de visitantes era tão grande que, mesmo antes da abertura oficial, muitas tendas tiveram que fechar por superlotação.
O Oktoberfest é um negócio lucrativo para a capital bávara. No ano passado, os fanáticos pela cerveja deixaram na cidade um total de 1,1 bilhão de euros. Deste total, 400 milhões de euros foram para o setor hoteleiro.

No ano passado, visitantes consumiram 6,9 milhões de litros de cerveja

Faturamento em alta

Este ano, a receita pode aumentar ainda mais, especialmente porque os preços da cerveja subiram. A caneca de um litro está custando entre 9,40 e 9,85 euros, ameaçando chegar pela primeira vez na marca dos 10 euros.
Nos 345 mil metros quadrados da chamada Theresienwiese, como é conhecida a área em que a comemoração acontece, 141 empresas participam do negócio em grandes tendas com música, comida típica e muita cerveja. A maior delas abriga até 10 mil pessoas.
Para servir a multidão, 13 mil pessoas trabalham durante os dias de festa. Na edição do ano passado, os visitantes beberam cerca de 6,9 milhões de litros de cerveja, acompanhados por 509 mil frangos assados, mais de 115 mil salsichas, quase 59 mil joelhos de porco.

Fonte:  www.dw.de
MD/dpa/afp

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Ricardo e Fabiana
Sempre dou uma passadinha por aqui para conferir as boas novas sobre nossa Oktoberfest. Além de receber muito gentilmente em meu endereço eletrônico.
Parabéns pelo trabalho e sucesso
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história