quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Exposição Alemanha de A a Z em Blumenau




A Exposição Alemanha de A a Z (Deutschland für Anfänger) percorre o Brasil revelando de forma bem humorada curiosidades sobre o país europeu. Depois de passar por Recife, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro, a mostra chega neste sábado, dia 21 de setembro, às 10h, à Fundação Cultural de Blumenau. A entrada é franca.

Até 27 de outubro o público blumenauense poderá conhecer curiosidades sobre o país europeu. Saberá, por exemplo, quantas salsichas o alemão consome por ano e o que mais gosta de presentear no Natal. O visitante saberá que o jardim de infância é uma ideia alemã. Essas e outras curiosidades integram a exposição multimídia e interativa sobre a Alemanha trazida pelo Goethe-Institut, como parte do ano comemorativo Alemanha + Brasil 2013-2014. 

A iniciativa da Fundação Cultural estreita as relações com a Alemanha e serve como plataforma para a promoção e difusão da cultura. O mesmo ocorreu com a Exposição Märchenwelt - O Mundo dos Contos de Fada dos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm), esteve na Fundação Cultural no primeiro semestre (Rua XV de Novembro, 161, Centro). 

A exposição

A estrutura básica da exposição é composta por letras do alfabeto da língua alemã em formato 3D ou painéis planos, com objetos e mídias interativas. Na entrada e nas laterais, são apresentados painéis com fatos históricos, políticos, econômicos e culturais da República Federal da Alemanha. É, portanto, um mosaico interativo e multimídia que cada visitante pode compor a seu gosto. 

A exposição pode ser visitada por interessados em geral e por grupos de alunos com seus professores. Será disposto material para atividades didáticas preparatórias e presenciais, que despertam o prazer no aprendizado da língua alemã e o interesse em conhecer a cultura daquele país. 

Usando as 26 letras do alfabeto e uma série de elementos interativos, Alemanha de A a Z oferece uma visão bem humorada, educativa e autocrítica do país e de seus habitantes. Cada uma das letras abriga vitrines, gavetas e monitores contendo lembranças e objetos do cotidiano relacionados aos respectivos temas. Assim, partindo da letra "A" de Arbeit (trabalho), passando por "U" de Umwelt (meio ambiente) até "Z" de Zukunft (futuro), os textos, áudios e objetos proporcionam uma viagem sensorial pela Alemanha e fornecem informações sobre sua história, política e cultura. 


Serviço

Exposição Alemanha de A a Z 
Quando: de terça a domingo, das 10h às 16h 
Período: de 21 de setembro a 27 de outubro 
Onde: Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro) Agendamentos de escolas e grupos: com Lucas Hinsching da Silva pelo fone (47) 3381-7516 / e-mail: lucas@fcblu.com.br 
Entrada gratuita 
Realização: Goethe-Institut/Parceria: Fundação Robert Bosch 
Apoio: Fundação Cultural de Blumenau e prefeitura 

A exposição está em turnê pelo país no âmbito do Ano Alemanha+Brasil 2013-2014 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Nenhum comentário: