terça-feira, 15 de outubro de 2013

Lojas de Souvenirs na Oktoberfest

Foto: Fabiana Lange Brandes / OktoberBLog


Para que cada um possa levar uma lembrança da maior festa alemã do Brasil e das Américas, a Oktoberfest, uma completa estrutura de lojas de souvenirs está à disposição dos oktoberfesteiros no Parque Vila Germânica. São mais de três mil itens, distribuídos em 25 estabelecimentos, oferecendo produtos que vão desde cervejas artesanais, alimentos tradicionais da culinária germânica, até canecos de chope, trajes típicos e estúdio fotográfico. Os estabelecimentos estão abertos diariamente para receber os visitantes. As lojas atendem das 10h às 20h e os restaurantes, das 11h às 23h.


Katia Selma Mette da Silva veio para a festa com as três filhas e o marido, todos tipicamente trajados. Blumenauenses, eles sempre vêm à Oktoberfest, mas hoje o dia foi reservado para a foto em família. Katia conta que o objetivo é tirar uma fotografia que já tem lugar reservado na parede da sala. Segundo ela, a escolha do estúdio Alte Zeil Fotografias, que fica dentro do Parque Vila Germânica, tem justamente a finalidade de ser um retrato que represente a cultura da cidade. Mas a blumenauense é raridade dentro do estabelecimento. Quem gosta mesmo das fotos com trajes e cenários tipicamente alemães são os turistas.

Conforme conta o proprietário do estúdio, Carmo Alfredo Ziehlsdorff, mais de 90% dos clientes são visitantes de outros estados e todos adoram a ideia de viver, mesmo que por alguns instantes, como viviam os colonizadores da cidade. O local oferece, além de um cenário tipicamente alemão, trajes para homens e mulheres, crianças e adultos. "Os turistas ficam encantados com a possibilidade de se vestir com as roupas típicas. Eles de divertem muito com isso", conta ele. A felicidade dos clientes também é a felicidade de Carmo. Isso porque 30% do faturamento anual dele vêm da Oktoberfest.

Economia aquecida

O cenário não é diferente nas outras lojas e restaurantes que atendem os visitantes durante o todo ano dentro do Parque Vila Germânica. Segundo Valmir Antônio Zanetti, presidente da associação dos lojistas do parque, metade do faturamento anual dos estabelecimentos ocorre durante a Oktoberfest. Para garantir o atendimento de tanta gente, são necessárias contratações. Somente no estúdio de Carmo foram sete admissões. No decorrer do ano, o local funciona com três pessoas, mas com o incremento da festa, as contratações são necessárias em todas as lojas do Parque Vila Germânica.

Foto: Fabi e a Frida dos brindes
Os funcionários que Carmo contratou são apenas alguns no universo de 500 que foram admitidos para trabalhar durante a 30ª Oktoberfest exclusivamente nas lojas e restaurantes.  Na Empório Hemmer, ao longo do ano o atendimento também é feito por três pessoas, mas para a festa o estabelecimento conta com mais três ajudantes. A festa traz para o estabelecimento um incremento de 50% do faturamento anual, atendimentos registrados especialmente aos finais de semana. Entre o universo de 500 produtos que a loja oferece, os itens mais procurados estão o chucrute, o molho para cachorro-quente e as cervejas artesanais.

Já para quem procura canecos, copos, camisetas, tulipas, chapéus e chopeiras, uma boa opção é Kaufplatz. A loja de presentes e souvernirs oferece aos visitantes uma grande variedade de objetos que prometem proporcionar aos consumidores boas recordações dos momentos vividos na maior festa alemã do Brasil. Para conferir tudo o que as lojas e restaurantes do Parque Vila Germânica oferecem quando o assunto é preservação da cultura germânica basta chegar. A Oktoberfest segue até o dia 20 de outubro.
Assessora de Comunicação: Talita Catie

Nenhum comentário:

TESTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...