quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Conheça a Árvore das Águas em Blumenau


Foto: Jaime Batista da Silva

Em meio à belíssima decoração de rua de Blumenau, algo diferente chama a atenção. É a Árvore das Águas, instalada em frente à Prefeitura de Blumenau. 

A estrutura é de metal e tem 13 metros de altura. Já a decoração é feita com garrafas pet cheias de água. Palavras de amor e gratidão completam o cenário. 

De acordo com os idealizadores do projeto, o objetivo da árvore é homenagear o Itajaí-Açu. Eles acreditam que o rio não pode ser lembrado apenas pelas tristezas que trouxe ao Vale do Itajaí, mas sim pelas coisas boas que ele proporciona. Vale lembrar que foi através dele que chegaram os primeiros imigrantes à região e que graças a ele Blumenau cresceu e se desenvolveu. 

Segundo a terapeuta Nytia Alves, as moléculas da água são capazes de absorver a energia externa, por isso, precisamos transformar nossa consciência em relação ao rio. Além da terapeuta, são responsáveis pelo projeto o arquiteto Cristiano Olinger e o artista plástico Luiz Bernardes. 

No último dia de programação da Magia de Natal, 06 de janeiro, a água das garrafas será jogada no rio. Até lá, você também poderá aprender a fazer uma Árvore das Águas. A oficina é realizada gratuitamente na Vila de Natal, no Parque Vila Germânica.

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Que bacana essa árvore de Natal.
Blumenau cada ano vem inovando e cada vez mais mostrando que é capaz de resgatar as tradições natalinas na melhor qualidade.
Parabéns pela postagem e aos organizadores do Magia Natal.
Adalberto Day Cientista social e pesquisador da história.