terça-feira, 26 de novembro de 2013

Weihnachtsdorf já recebeu mais de 26 mil visitantes



A Weihnachtsdorf foi oficialmente aberta no dia 15 de novembro, quando o Papai Noel fez com que as luzes decorativas se acendessem. Desde então, mais de 26 mil pessoas já passaram pela Vila de Natal de Blumenau. Montada no Parque Vila Germânica até o dia 6 de janeiro de 2014, a Weihnachtsdorf tem encantado adultos e crianças com a decoração criativa e com atividades interativas, o que vai ao encontro da proposta dos organizadores de interação social e mediação cultural.

A blumenauense Paula Di Pietro Dias Martins veio acompanhada do esposo, da filha e dos pais e aprovou o que viu. “A Vila de Natal está linda e muito criativa. A forma com ela foi feita, para que as famílias estejam reunidas e compartilhem o espírito natalino, é incrível. Até agora, não encontramos algo igual no Brasil”, diz Paula, que viaja muito pelo país e internacionalmente, em função de sua profissão. “Como turismóloga, fico muito orgulhosa em ver que nossa cidade oferece um evento gratuito desse porte e de tanta qualidade.”, complementa.



Atrações Interativas da Vila de Natal

Para despertar o espírito natalino, aproximar as famílias e incentivar atividades que resgatem as tradições e a cultura germânica, a Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica, organizadores da Weihnachtsdorf, criaram oficinas e atividades interativas para as famílias.


Oficina da Família Noel – Espaço dedicado para a família. O visitante poderá confeitar seus próprios biscoitos de Natal, colorir e montar paper toys, que se transformam em cartões natalinos e enfeites para as árvores de natal de suas casas. Funciona conforme os horários da Weihnachtsdorf. Fica aberta até o dia 30 de dezembro.

Feira de Livros – Pela primeira vez acontecendo na Vila de Natal, a Feira de Livros traz um acervo focado no natal e no público infantil e infanto-juvenil. Além da comercialização dos livros, são promovidas contações de história, escritura de cartas ao Papai Noel e disponibilizado espaço para leitura.

Projeto Árvore Solidária - O Parque Vila Germânica e a Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, desenvolveram o projeto que busca arrecadar presentes para 300 crianças, de 0 a 12 anos, atendidas em algum serviço da Semudes. O projeto funciona apenas até o dia 13 de dezembro.

Calendário Natalino – Grande reprodução dos tradicionais calendários de natal germânicos desenvolvida pelo Parque Vila Germânica e Secretaria de Turismo. São janelinhas com números de 1 a 25 (representando o 1º dia de dezembro até o dia 25). A idéia surgiu como incentivo aos pequenos para que experimentassem, de forma gradativa, a expectativa do Natal.

Projeto Árvore das Águas – A água é um condutor de vibrações bastante poderoso. A oficina ensina os visitantes a confeccionarem enfeites para a árvore de natal, feitos com pequenos sacos de água e as palavras amor e gratidão. A oficina é gratuita e funciona terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30, sendo encerrada no dia 19 de dezembro. Inscrições pelo email oficinadenatal@blumenau.sc.gov.br.

A Weihnachtsdorf 2013 abre durante os dias de semana das 17h às 23h e nos fins de semana das 11h às 23h. A Vila de Natal de Blumenau faz parte da Magia de Natal, que é patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura, CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, Ministério da Cultura e Governo Federal e recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau.
Assessora de Comunicação: Ana Matesco

Nenhum comentário: