terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Especial Weihnachtsdorf: Bosque dos Presépios


Ric Brandes no Bosque dos Presépios

A história dos presépios começou há mais 800 anos, quando a primeira reprodução do cenário onde o menino Jesus nasceu foi feita, e se transformou num dos principais indicadores da época de Natal. Este ícone natalino, obviamente, não poderia faltar na Weihnachtsdorf. A Vila de Natal não tem apenas um presépio, mas vários, todos confeccionados por estudantes de escolas da rede municipal de ensino. Esta exposição se chama Bosque dos Presépios.
 
Os presépios foram construídos pelas crianças com o auxílio e orientação de seis artistas plásticos. Foram utilizados materiais alternativos, como sacolas plásticas, biscuit, palha, pedras, garrafinhas plásticas, tudo para ensinar os pequenos, e a todos que visitarem a exposição, sobre a sustentabilidade em suas três dimensões: econômica, social e cultural. Aos estudantes o ensinamento vem sob perspectiva bastante ampla, não apenas informativa, mas também prática.
 
O Bosque dos Presépios fica na área externa do Parque Vila Germânica, próximo ao espelho d’água, em frente ao setor 1. A exposição acontece durante todo o período em que Weihnachtsdorf estará aberta, do dia 15 de novembro de 2013 a 6 de janeiro de 2014. 

A Vila de Natal faz parte da Magia de Natal, que é patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura, CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, Ministério da Cultura e Governo Federal e recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau.

Para mais informações, acesse www.magiadenatal.com.br

Um dos presépios da Vila de Natal 2013

Assessora de Comunicação: Ana Matesco

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Ricardo e Fabi
Que maravilha o Bosque do Presépio.
O texto contando a história também é sensacional. Com o trabalho vocês mostram nossa bela Vila de Natal na Vila Germãnica sem a gente sair de casa e ainda saber da história.
Parabéns
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau