segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sommerfest Blumenau 2014: Novidades



A Sommerfest 2014 traz para janeiro e fevereiro a animação da Oktoberfest Blumenau, com a leveza das noites de verão. A 8ª edição da festa acontece entre o período de 9 de janeiro e 13 de fevereiro, às quintas-feiras, no Parque Vila Germânica. A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica, realizadores do evento, pretendem seguir a mesma linha adotada na última edição da festa de outubro, que primou pelo conforto do visitante, pela elevação da qualidade dos produtos e serviços e pela valorização da cultura germânica.

A Oktoberfest de Verão, como carinhosamente tem sido chamada, terá sua área ampliada para proporcionar ao visitante maior comodidade e diversidade de ambientação. O Biergarten que, segundo Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, foi um case de sucesso na última edição da maior festa alemã brasileira, passa a fazer parte da estrutura desta edição da Sommerfest. O Jardim da Cerveja repete nesta festa o formato utilizado na 30ª Oktoberfest, desde a decoração aos pontos de alimentação e bebidas.
 
“Verão remete à ideia de estar ao ar livre. Queríamos criar um espaço que alimentasse essa sensação”, explica Ivone Lemke, diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica, ao anunciar a inédita Sommerplatz. A ‘Praça de Verão’ ficará na área onde foi a praça de alimentação da 30ª edição da Oktoberfest e onde agora está montado o espelho d'água da Weihnachtsdorf, que será mantido. “A Sommerplatz será uma área ao ar livre, onde o visitante poderá confraternizar e apreciar uma boa gastronomia.”, complementa a diretora.


 
Além de novos espaços, a festa ganhará também um repertório cultural muito mais amplo do que nos anos anteriores. Todos os dias haverá apresentações de grupos folclóricos. “Sentimos a necessidade dessa cultura germânica viva na festa, expressão que até então não havia acontecido”, comenta Rafael Althoff, gerente de Marketing e Promoção da Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica. As apresentações acontecerão no Biergarten, às 22h. Neste mesmo horário, mas no setor 1, serão realizados os concursos de Bebedores de Chope em Metro, que novamente serão realizados sem álcool, avisa Anco Márcio da Cruz, coordenador do concurso. 
 
Gastronomia e Chope 

A gastronomia da Sommerfest promete manter a mesma qualidade e culinária germânica que impressionou os visitantes na edição de 2013 da Oktoberfest. Os restaurantes que estiveram no setor 1 e no Biergarten na festa de outubro, repetirão seu cardápio e formato na Oktoberfest de Verão. Estes restaurantes servirão pratos como eisbein, kassler, hackepeter e marreco recheado. Os lanches, como os já tradicionais hamburger de pato e batata recheada, estarão espalhados pela Sommerplatz.
 
A Sommerfest 2014, no quesito chope, inicia também uma nova fase. A festa terá, pela primeira vez em sua história, uma cervejaria oficial. A Brahma sustentará este título. A gigante marca sua presença no setor 1 e estará disponível também no Biergarten. As cervejarias artesanais estarão concentradas no setor 1. Este grupo será composto pela Bierland, pela Wunder Bier e pela pomerodense Schornstein, que há muito não participava das festas promovidas pelo Parque Vila Germânica. A carta de produtos artesanais deve ser bastante similar àquela ofertada na última Oktoberfest.
 
O edital da licitação, do qual as artesanais participaram e por onde garantiram seu lugar na festa, trouxe outro ponto inovador. A organização da festa blumenauense de verão entendeu que o pequeno produtor local deveria ser valorizado e determinou que apenas os fabricantes de cervejas artesanais que tivessem sua sede e produção nos municípios pertencentes à AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – poderiam pleitear um ponto de vendas no evento. “O empreendedor local deve ser prestigiado e é importante incentivar sua produção. Toda grande empresa um dia foi pequena”, expressa Ricardo Stodieck, Secretário de Turismo de Blumenau e Presidente do Parque Vila Germânica.
 
Expectativas

“Vamos ter um crescimento de público de, no mínimo, 20%. É com essa meta que trabalhamos”, informa Ricardo Stodieck. Em 2013 a Sommerfest registrou um público de 30.687 pessoas, sendo que pouco mais de 7 mil visitantes eram turistas. Os organizadores da festa acreditam que este número cresça na mesma proporção que o público total. 
 
Os ingressos da Oktoberfest de Verão custarão R$ 10,00. Os visitantes que forem trajados tipicamente têm direito ao benefício da meia-entrada, conforme regulamenta a lei ordinária municipal 7.886. A abertura oficial da Sommerfest 2014 acontece no dia 9 de janeiro, às 19h e se encerra à 1h do dia seguinte, horário em que a festa começará e terminará todos os dias em que acontecer.
 
Assessora de Comunicação: Ana Matesco

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Ricardo e Fabiana
Mais uma festa esperada em Blumenau a Sommerfest, que a cada ano se torna mais importante e do calendário de nossas festas.
Blumenau precisa dessas festas para acolher seus habitantes e turistas que por esta época aflora em nossa cidade.
Parabéns pela postagem
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.