quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sucesso dos novos ambientes da Sommerfest 2014


Foto: Eraldo Schnaider

Biergarten e Sommerplatz proporcionaram mais conforto aos 35 mil visitantes desta edição da festa.

Nas seis noites da Sommerfest Blumenau 2014, que ocorreram todas as quintas-feiras entre 9 de janeiro e 13 de fevereiro, no Parque Vila Germânica, 35.910 pessoas visitaram a festa. O público entrou no clima da Oktoberfest de verão e bebeu 35.350 litros de chope e consumiu 11.971 refeições, entre lanches e empratados. O número de visitantes ficou pouco acima do registrado em 2013, mas o consumo de chope aumentou em 7,85% e o de alimentação apresentou um aumento de 26,82% em relação ao ano anterior.

Para o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, esses números mostram que o objetivo de bater recorde de qualidade está sendo alcançado. "Todas as inovações implantadas na festa foram pensadas para proporcionar ao visitante mais conforto, segurança, cultura, diversão, enfim, mais qualidade em todos os sentidos", explica Ricardo. A Sommerfest ganhou, em 2014, dois novos espaços: o Biergarten, Jardim da Cerveja, que foi grande sucesso na 30ª Oktoberfest, e a Sommerplatz. A Praça de Verão, já em sua estréia, se consolidou como um dos ambientes preferidos do público.

Outra estréia na Sommerfest foi o Concurso Tomadores de Chope em Metro sem Álcool. Segundo a organização da festa, o concurso foi bem aceito tanto pelos espectadores quanto pelos participantes. A média de inscrições por noite na bateria masculina foi de 30 inscritos, já na feminina a média atingiu 15 inscrições diárias. Os recordistas do concurso nesta 8ª edição da festa foram a blumenauense Shirley Lucas, com o tempo de 17"75 e Djeferson Deivdi Renoel, de Ituporanga, com o tempo de 24"22.

A Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau também vê esta edição da Sommerfest com bons olhos. O presidente da Associação, Moacyr Flor, diz que a Oktoberfest de Verão opera como uma grande ação de marketing para os Clubes. "Aqui, muitas pessoas, entre blumenauenses e turistas, que não conhecem nossas atividades participam do tiro ao alvo e entendem o que fazemos. Este ano, até encontramos um talento feminino na modalidade", conta Moacyr.

Pesquisa de Satisfação


Os resultados da pesquisa de satisfação, realizada com 328 sommerfesteiros durante os seis dias de festa, apontam que 99% dos entrevistados julgam a organização e a infraestrutura do evento como boas ou excelentes e dizem que pretendem voltar à Sommerfest no próximo ano. 98% fazem elogios à limpeza e 96% dizem sentir-se seguros na festa. A programação musical agradou a 93% dos questionados e a gastronomia foi elogiada por 76% deles.


A Sommerplatz foi um dos ambientes mais elogiados e considerado o novo queridinho do sommerfesteiro, recebendo o conceito "ótimo" de 85% dos entrevistados; 12,5% optaram pelo conceito "bom", apenas 1,2% a conceituaram como regular e a mesma porcentagem de pessoas não tinha opinião sobre o espaço. Ninguém se manifestou negativamente a respeito da Praça de Verão. O Biergarten também fica sem comentários negativos e foi bem avaliado por 312 pessoas.

30.8% do público entrevistado são compostos por turistas, sendo que 58,4% deles são catarinenses, 5% estrangeiros e os restantes 36,6% vindos de várias partes do país. Embora a proposta inicial da festa fosse trazer o turista que pernoita no litoral para curtir a noite de quinta-feira em Blumenau, 39% dos turistas que responderam à pesquisa ficou mais de dois dias na cidade. "Esses resultados mostram que a festa tem potencial turístico. Vamos explorá-lo ainda mais em 2015, quando ela ganha um dia a mais por semana", analisa Stodieck. 

A Sommerfest 2015 acontecerá todas as quartas e quintas-feiras, de 7 de janeiro a 12 de fevereiro.

Assessora de Comunicação: Ana Matesco

Nenhum comentário: