quarta-feira, 26 de março de 2014

Exposição de Páscoa apresenta ovos customizados


Foto: Jaime Batista da Silva

O Parque Vila Germânica em parceria com a Fundação Cultural e o Museu de Arte de Blumenau (MAB) promovem a exposição Mentes Criativas, Ovos Curiosos. A atração fica aberta à visitação na Osterdorf - Vila de Páscoa, no Parque Vila Germânica, até 20 de abril, todos os finais de semana, das 10h às 19h. A entrada é franca.

Os organizadores, visando a reunião de diferentes culturas e práticas sociais que compõem a tradição da Páscoa na cidade, planejaram a exposição de Ovos Customizados denominada Mentes Criativas, Ovos Curiosos. Para compor essa exposição foram enviados convites a entidades e representantes das áreas da moda, design, publicidade, artes visuais, educação, artesanato e patrimônio imaterial, que participam da exposição.

Quem participa

Moda: Furb/Curso de Moda
Referências vintage reportam ao clássico romantismo em busca das tradições festivas da Páscoa, carregadas de valores e sentimentos de fé.

Design: Furb/Curso Design
O Design é uma atividade que projeta e planeja objetos utilitários, aliando estética ao conforto e à funcionalidade. A proposta representa um objeto clássico do Design - a cadeira - e tem seu estilo com referência a uma das principais escolas da história do Design, a Bauhaus. A criação da obra é do aluno David Gabriel dos Reis.

Artes Visuais: Bluap - Tributo a Roy Kellermann
A Bluap, representando o segmento das artes visuais, presta homenagem ao associado, amigo, companheiro e grande artista Roy Kellermann. A obra foi composta a partir de releitura de obras de Roy da série Origami, tendo como suporte para o ovo o "Tsuru".

Educação: Secretaria da Educação
A inspiração da obra se baseou nos conceitos de educação, surgimento de ideias, caminho de possibilidades e libertação. Obra desenvolvida por Marisa Soares Kruger.

Artesanato: Fundação Cultural de Blumenau
Obra desenvolvida por Juliana Dias. Doce por fora e sólido por dentro. Na confecção do lar, a inspiração nos artesãos da história antiga, que não possuíam materiais nobres, nem equipamentos sofisticados.

Foto: Jaime Batista da Silva
Patrimônio Imaterial: Fundação Cultural de Blumenau/Patrimônio Histórico e Museológico

Para representar o patrimônio cultural da região do Vale do Itajaí, Sueli Petry  apropriou-se de imagens do acervo iconográfico do Arquivo Histórico para compor algumas representações dos costumes, saberes, festas e celebrações que constituem o patrimônio imaterial.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Nenhum comentário: