terça-feira, 20 de maio de 2014

Projeto: Distrito Turístico Parque Vila Germânica



Foto: Divulgação FURB / Prefeitura de Blumenau 



O projeto do Distrito Turístico do Parque Vila Germânica, elaborado pela Furb, foi apresentado na tarde desta segunda-feira, dia 19 de maio, no auditório da administração da Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica. Resultado de um convênio entre a Universidade e a Prefeitura de Blumenau para um estudo de ocupação da região onde se situa a Vila Germânica, o projeto propõe a reestruturação de uma área de 1 milhão de metros quadrados. O Distrito Turístico contaria com áreas dedicadas ao lazer, ao comércio, ao turismo e à cultura cervejeira.

A equipe da Furb, coordenada pelo arquiteto Christian Krambeck, com base no diagnóstico de que Blumenau é atualmente uma "cidade para automóveis", apresentou propostas para transformar a região numa área que dê preferência às pessoas e às formas de mobilidade sustentáveis, como as bicicletas. Uma das primeiras mudanças seria a transformação da rua João Pessoa na rua "João das Pessoas", com calçadas mais largas, ciclovias, casas históricas restauradas e transformadas em pontos de comércio e entretenimento. Ela seria uma das principais ligações entre o Centro Histórico da cidade e o Distrito Turístico.

Outro ponto abordado pelo projeto é a reconstrução da relação do blumenauense com os rios da cidade, numa unificação das pessoas com o meio ambiente. "Sabemos que a relação do blumenauense com a água vem se tornando delicada ao longo dos anos, em função das enchentes. A melhor alternativa é uma cidade projetada para conviver com as cheias, de forma menos impactante", explica. A equipe sugere a construção de um parque linear, à beira do Ribeirão da Velha, onde pedestres e ciclistas tivessem acesso a áreas de lazer e rotas que encurtariam trajetos, atualmente prioritários para automóveis.
 
A rua Alberto Stein também passaria por grande transformação, ganhando ciclovias, dando mais espaço aos pedestres e menos espaço aos carros. O entroncamento desta via com a Humberto de Campos ganharia uma trincheira, no sentido centro/velha, que eliminaria a rótula hoje existente e propiciando um espaço mais seguro para a mobilidade humana, e por fim uma Bierplatz, a praça da cerveja. Algumas opções de edificações para estacionamento também fazem parte das propostas, o que substituiria as vagas de estacionamento retiradas das vias, em benefício das pessoas.

Turismo e mobilidade urbana

Para Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, as propostas atendem a uma série de necessidades do município e da população, além de transformar Blumenau num destino preferencial para muitos. "Esse projeto beneficia as pessoas sem prejudicar a mobilidade urbana. Ele transforma a região num excelente lugar para morar e empreender". Ricardo entende que as adequações propostas beneficiariam e potencializariam o turismo e também o lazer da comunidade local. "O blumenauense merece atenção prioritária. A felicidade e satisfação da população refletem diretamente na imagem da cidade e na sua receptividade ao turista", diz Stodieck.

Segundo Christian, este projeto levaria aproximadamente 30 anos para ser concluído, mas algumas das medidas, como na área da rua Alberto Stein, são relativamente pouco onerosas e poderiam ser executadas num prazo menor do que cinco anos. A equipe de estudo apresentou também propostas de como financiar estas reestruturações, contando com o incentivo tanto da iniciativa privada, quanto do poder público. "A cidade é uma colcha de retalhos; são muitas pessoas com vários interesses. Tentamos criar uma linha que conjugasse pontos interessantes a todos", afirma o arquiteto.
 
Conheça os projetos apresentados:


Foto: Divulgação FURB / Prefeitura de Blumenau 

Assessora de Comunicação: Ana Matesco

Nenhum comentário:

TESTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...