quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Oktoberfest Blumenau 2014: Primeiro desfile


Foto: Jaime Batista da Silva


A rua XV de Novembro, localizada no Centro de Blumenau, foi palco na noite desta quarta-feira, dia 8 de outubro, do primeiro desfile oficial da 31ª Oktoberfest. 

Uma das principais atrações da maior festa alemã do Brasil reuniu blumenauenses e turistas que puderam conferir toda a cultura e tradições germânicas preservadas e praticadas no município. O prefeito Napoleão Bernardes, o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo, o ministro do Turismo Vinícius Nobre Lages, o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lemmertz, bem como autoridades municipais e estaduais prestigiaram o desfile de número 136 da Oktoberfest.

Cerca de 3.000 pessoas participaram do contagiante e encantador desfile que contou com 94 atrações. Alegorias, grupos autônomos, Clubes de Caça e Tiro, bandas, entre outras atrações se apresentaram vestindo trajes típicos, dançando, cantando, encenando e interagindo com o público, mostrando com muita alegria e animação a cultura e história da cidade. Durante uma hora e dez minutos o público, que lotou a rua XV, conferiu entusiasmado o evento.

Foto: Jaime Batista da Silva


Segundo a diretora de eventos e operações do Parque Vila Germânica e presidente da comissão de desfiles oficiais da Oktoberfest, Ivone Lemke, o evento foi bem emocionante e ocorreu dentro do esperado, principalmente com relação aos novos grupos participantes. “Os três brinquedos novos que entraram neste ano contagiaram bastante o público”, assegura ela. O grupo Schweinewagen, com o carro do porco, entrou na rua XV muito animado com sua coreografia e trajes típicos. Já o grupo Radler entrou pedalando 40 bicicletas antigas, homenageando os trabalhadores das indústrias têxteis, e o Stammtischgrupo participou com uma alegoria que reproduz os populares eventos Stammtisch realizados na cidade.

Estes três novos grupos participaram de um concurso para poder desfilar oficialmente na Oktoberfest. Este concurso ocorreu neste ano e abriu vagas para cinco grupos. Sete grupos se inscreveram e foram selecionados aqueles que tiveram melhores resultados nos quesitos julgados, como, por exemplo, originalidade, criatividade e adequação ao tema, neste caso a cultura germânica. Os três novos grupos agora fazem parte das atrações dos desfiles oficiais porque em 2013 uma pesquisa de satisfação detectou que poderiam abrir vagas para cinco novos grupos. Um quarto grupo também foi selecionado, mas não participa dos desfiles da Oktoberfest 2014 porque a alegoria ainda não está concluída. Ele vai participar da próxima edição da festa, em 2015.

Para quem não conferiu o primeiro desfile oficial da Oktoberfest terá a chance de assistir em mais outras cinco oportunidades. Os desfiles acontecem aos sábados de festa, às 16h, e nas quartas-feiras, às 19h30. O próximo ocorre neste sábado, dia 11, na rua XV de Novembro. O evento inicia nas proximidades da loja Flamingo e encerra no final da via, na esquina com a rua Amadeu da Luz.

Foto: Jaime Batista da Silva

Assessor de Comunicação: Juliana Damian Silva

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Parabéns, Ricardo e Fabiana!

Sempre importante divulgar as coisas boas de nossa Blumenau.

Abraços

TESTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...