segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Alegria e encanto na Weihnachtsdorf Blumenau


Foto: Eraldo Schnaider

Milhares de crianças, adolescentes, adultos e idosos prestigiaram a abertura da Weihnachtsdorf, a Vila de Natal, que aconteceu na noite deste sábado, dia 15, no Parque Vila Germânica.  A cerimônia foi marcada pela chegada de Papai Noel à sua casa e pelo acendimento das luzes natalinas que prometem encantar blumenauenses e turistas. A Banda Municipal, que em novembro se transforma em Banda Noel, contagiou a todos com os mais belos cantos.

O prefeito Napoleão Bernardes e o presidente do Parque Vila Germânica participaram da solenidade. Durante o discurso, o prefeito destacou que a Vila de Natal é um lugar especial para reforçar o sentimento natalino. “É o espaço da confraternização entre todos, onde o amor, o carinho e a amizade vão fortalecer o espírito de Natal”, destacou.

A edição deste ano traz uma série de novidades. Uma delas é a Parada de Natal. Aproximadamente 30 figuras natalinas vão se apresentar em forma de desfile dentro da Weihnachtsdorf. As apresentações acontecem todas as quintas e sextas-feiras, às 20h30, como uma forma de convidar todos que estão na Vila de Natal a prestigiarem o tradicional desfile que acontece nos dias 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro na rua Alberto Stein, em frente ao Parque Vila Germânica.

Rodeada por jardins floridos e bancos, a Praça do Biscoito é o lugar certo para comprar os deliciosos doces. Além, disso dois bonecos gigantes em forma de biscoito vão decorar o espaço. Caso o visitante queira produzir e aprender a receita, a Oficina da Família Noel é um espaço destinado para a atividade. “É uma tradição antiga, passada de geração em geração, e que a Vila de Natal resgata”, conta a gerente de Captação e Recepção de Eventos do Parque Vila Germânica, Vania Gayo.

A residência mais importante da Vila de Natal, que pertence ao Bom Velhinho, também tem novidades. Este ano, ela está posicionada no lado direito do Parque Vila Germânica, onde ficava a sede da Polícia Civil. Agora, o Papai Noel tem um espaço mais amplo e arejado. No local, ele atende as crianças e receberá pedidos de presentes. Um bosque rodeado de flores e decorações temáticas também foi instalado.

Foto: Eraldo Schnaider

Outras atrações da Vila de Natal

Oficina da Família Noel: espaço dedicado à família. O visitante entrará em contato com a produção dos Duendes da Vila de Natal. No local é possível confeccionar os próprios doces natalinos.


Feira de Artesanato: Localizada na parte externa do Parque, em frente ao Biergarten, conta com dois pontos de venda. Serão nove artesãos, comercializando produtos variados, sendo a maior parte de cunho natalino.

Feira de Livros: trará um acervo focado no Natal e no público infantil e infanto-juvenil. Além da comercialização dos livros, serão promovidas contações de histórias, escritura de cartas para o Papai Noel e espaço para leitura.

Árvore Solidária: ação social que acontece de 15 de novembro a 15 de dezembro. A Árvore Solidária busca arrecadar presentes para 500 pessoas, 100 idosos e 400 crianças de 0 a 12 anos. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Estação Vila Germânica: tradicional rota do trem, o Dorfwagen, veículo desenvolvido especialmente para a Vila de Natal.

Praça da Neve: espaço contemplativo e recreativo, onde um dos principais elementos do Natal europeu recebe destaque, a neve.

Palco Cultural: o palco localizado no Biergarten terá apresentações culturais e musicais diariamente. O palco receberá também o culto ecumênico de Natal.

Projeto Árvore das Águas: a oficina ensinará os visitantes a confeccionarem enfeites para a árvore de Natal, feitos com pequenos sacos de água e inscrições de palavras positivas.

Exposição de Mesas Natalinas: exposição de mesas temáticas que acontecerá no hall de entrada do Setor 1.

Jantar de Natal: espaço oferecido às empresas, famílias e grupos de amigos como opção para festas de encerramento de fim de ano. Além das refeições, o jantar trará o show de dança e musica Em Busca da Magia de Natal e presença do Papai e Mamãe Noel.

Nenhum comentário: