segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Museu Egípcio Itinerante em Blumenau


Exposição apresenta réplicas de peças históricas do antigo Egito



Sarcófago, múmia e mais de 200 estátuas e estatuetas de deuses e deusas do antigo Egito podem ser conferidas de perto no Blumenau Norte Shopping. O museu itinerante instalado no empreendimento exibe réplicas famosas reproduzidas pelo artista plástico egípcio Essam Battal. A visita ainda reserva surpresas como um show de som e luz que apresenta os personagens faraônicos.

Trazido para o Brasil em 1996, o museu itinerante percorre todo o país com exposições sobre a cultura egípcia. A mostra reúne réplicas de peças históricas como O Escriba, O Busto Inacabado de Nefertiti, A Múmia, A Pedra de Roseta, O Sarcófago de Tutancâmon, A Máscara de Tutancâmon e inúmeros objetos religiosos e de adorno.

Segundo um dos responsáveis pelo museu, Mahmoud Al Masri, há peças em tamanho natural, como a estátua do faraó Ramsés. Outro destaque é a múmia, com cabelos, unhas e dentes naturais, cuja réplica foi reconhecida pelo governo egípcio. “Também fazemos palestras sobre temas como o papiro, explicando como a planta encontrada às margens do Rio Nilo era utilizada para a escrita”, comenta.

Escrevendo seu nome em hieróglifos, nos marca páginas de papiros...

Durante a exposição, os grupos de visitantes ainda terão acesso a um espetáculo sobre a temática faraônica. Enquanto circulam pelo espaço, deuses e deusas recebem uma iluminação especial e são apresentados com um áudio narrado em primeira pessoa, como se os próprios personagens estivessem contando sua história.

O Museu Egípcio Itinerante fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. Grupos acima de 15 pessoas podem agendar visitas a partir das 9h. O ingresso custa R$ 10,00.

Sarcófagos, múmias e muita história pra contar...


Serviço

O quê: Museu Egípcio Itinerante
Onde: Norte Shopping, próximo à entrada principal
Quando: Segunda a sexta, 10h às 22h; domingo, 14 às 20h. Visitas podem ser agendadas pelos fones (47) 9137-1978/9636-1299.
Quanto: R$ 10,00
Data: De 10 de outubro a 15 de dezembro em Blumenau.

Fotos: Fabi Lange Brandes / @OktoberBlog

Nenhum comentário: