quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Artesanato na Weihnachtsdorf resgata tradições germânicas


Fotos: Ana Matesco

A Weihnachtsdorf, Vila de Natal de Blumenau, foi projetada pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica, para encantar adultos e crianças, sempre com base nas tradições herdadas pelos colonizadores da cidade. 

Acompanhando a proposta do evento e quando comparado ao ano passado, o artesanato comercializado na Vila deu um grande salto no que diz respeito ao resgate cultural e à identidade germânica local. 

Os artesãos blumenauenses passaram por uma consultoria de capacitação ministrada pelo Sebrae/SC, uma parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal. O objetivo da capacitação foi resgatar traços e conceitos germânicos em presentes de natal, já que houve a identificação da forte influência norte americana no artesanato local. As reuniões de sensibilização, entre artesãos e consultores do Sebrae, iniciaram em maio de 2014.

Além dos detalhes dos produtos e técnicas que poderiam ser aplicadas nos trabalhos artesanais, o Sebrae trabalhou a forma de exposição dos artigos, no momento da venda. “A nova forma de apresentação do artesanato é uma quebra de paradigmas, porque, até então, o público estava acostumado a observar os produtos dispostos de qualquer forma. Por vezes, a minúcia do trabalho até se perdia”, comenta Rolf Geske, coordenador de Eventos do Parque Vila Germânica.

Ao todo, são seis artesãos expondo seus produtos na Weihnachtsdorf. Desde quando a Vila de Natal de Blumenau deu início às suas atividades, no dia 15 de novembro, as vendas já ultrapassam o valor de R$13mil. A feira de artesanato funciona conforme a Weihnachtsdorf, até o dia 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h e nos fins de semana, das 11h às 23h. 





Assessora de Comunicação: Ana Matesco
Fotos: Ana Matesco

Um comentário:

Adalberto dAY disse...

Ricardo e Fabiana
Parabéns por todas as postagens e divulgação de nosso Natal em Blumenau.
Realmente a Magia do Natal encanta todos nós.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.