terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Exposição de fuscas no Neumarkt Blumenau


Foto: Jaime Batista da Silva

Carro que desperta paixões Brasil afora, o fusca será tema de uma exposição no Neumarkt a partir do dia 19 de janeiro, justamente um dia antes do Dia Nacional do Fusca. Nove modelos pertencente aos integrantes do grupo Pomer Volks — clube de fuscas de Pomerode — e à Breitkopf serão exibidos na Praça de Eventos. A mostra vai reunir modelos desde a década de 1950, passando pelo New Beetle até o novo fusca.
Presidente do Pomer Volks, Euclides Gelezauskas conta que na exposição o público poderá acompanhar a evolução do fusca. “Conseguimos trazer um modelo de cada década. Quem for à exposição poderá perceber as mudanças que ocorreram no carro ao longo da história”, comenta. Ao lado de cada veículo, haverá um texto contendo informações e curiosidades sobre o modelo.
A história
Criado na década de 30, com pequena interrupção da produção durante a Segunda Guerra Mundial, o fusca foi sempre o carro mais barato em todos os países em que foi comercializado. Logo que as dificuldades econômicas foram superadas, no pós-guerra, o fusca dominou a sua fatia de mercado e se tornou um ícone que persiste até os dias de hoje, apesar de já não ser fabricado no modelo original há muitos anos.
O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche lançado na Alemanha 20 anos antes. Em 1986, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros mais vendidos daquela época.

Foto: Jaime Batista da Silva

Confira os carros que estarão na exposição:
Fusca 1954 – Importando da Alemanha. É muito apreciado e valorizado no mercado de antigos, chegando a valer o preço de dois carros populares. Seu maior diferencial é a janela traseira em formato Oval, motor 1200 e pisca na coluna do carro.
Fusca 1966 – Placa Preta. Em 1966 houve mudanças na caixa de marcha e no distribuidor. Com motor 1200 o exemplar tem mais de 90% de originalidade, sendo assim reconhecido pela placa preta.
Fusca 1971 - Primeiro fusca fabricado com motorização 1500, mais conhecido como Fuscão. Nesse ano, um incêndio destrói o setor de pintura da fábrica, interrompendo a produção, alguns carros sobrevivem ao incêndio, que é o caso deste exemplar.
Fusca 1972 - A Volkswagen do Brasil atinge a produção de 1 milhão de Fuscas. Novo interruptor de luzes indicadoras de direção. O exemplar exposto está alterado com rodas importadas e um estilo esportivo.
Fusca 1974 - O motor 1.600 cc (65cv) passa a ser opção para o Fusca. As vendas do carro batem recorde, com 237.323 unidades no ano, número que nunca seria superado.
Fusca 1976 - Em 1976 é lançada a versão 1.300-L. O perfil entre o quebra-vento e o vidro dianteiro deixa de ser cromado.
Fusca 1986 - Em 1986, com a decisão da Volkswagen do Brasil de encerrar a produção, foi designada como "Última Série" as 850 últimas unidades fabricadas, que vieram numeradas no para-brisa de 000 a 850.
New Beetle - O New Beetle nasceu como um estudo de design, que recebeu o nome-código Concept 1. Em 1998, o mundo conheceu o New Beetle, com formas idênticas ao antigo modelo, porém, com mecânica, suspensão e plataforma do Volkswagen Golf de 4ª geração.
Fusca zero kilômetro - Numa ação ousada, a Volkswagen retomou o antigo nome do carro no país. Além de tornar o design do Fusca mais interessante, também fez o carro se tornar um legítimo esportivo. Seu motor é o mesmo aplicado em modelos como o Jetta TSI e Tiguan.

Serviço

O quê: Exposição de fuscas
Onde: Neumarkt Shopping, na Praça de Eventos
Quando: Abre dia 19 de janeiro. Diariamente, das 10h às 22h. Até 6 de fevereiro
Quanto: Entrada gratuita 


Fonte: www.neumarkt.com.br

Nenhum comentário: