terça-feira, 3 de março de 2015

Osterfest começa quinta-feira em Pomerode




Festa que resgata tradições alemãs de Páscoa contará com a maior Osterbaum do mundo e programação para todas as idades
POMERODE (SC) – Dona Rosemeri Milchert, de 42 anos, está ansiosa mais uma vez para a chegada da Páscoa. Ela, o marido e os três filhos mantêm tradições trazidas da Alemanha pelo avô e que são passadas de geração para geração. Uma delas é a Osterwasser, água de Páscoa. “Acordamos bem cedinho no domingo. Sem falar e em jejum vamos até uma fonte e pegamos água. Guardamos em garrafas e ela é usada durante todo o ano para cuidar da saúde da família”, explica. Outra tradição que a família não passa um ano sem, chama-se Osterstüppen. A serenata, realizada na madrugada de sábado para domingo, passa de casa em casa e demonstra a alegria pela ressurreição de Jesus. “É uma alegria sempre. Eles tocam lindas canções e nós oferecemos comidas e bebidas”.
Costumes como esses são vividos todos os anos por muitas famílias da cidade considerada a mais alemã do Brasil. Exatamente para manter essas tradições, começa na quinta-feira (5/3) a sétima edição da Osterfest, a Festa de Páscoa. O evento, realizado no Centro Cultural, começa às 10h e é realizado pela Associação Visite Pomerode (AVIP), com apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural. Estará aberto ao público sempre de quinta a domingo. O mascote, batizado de Fritzhase, estará presente durante toda a Osterfest e fará visitas nas escolas, asilo, Apae e no hospital do município. “Queremos mostrar que em Pomerode as tradições são mantidas, inclusive na Páscoa. Não é nada fabricado. São costumes que passam de geração para geração”, salienta uma das organizadoras e associada da Associação Visite Pomerode (AVIP), Gicele Correa.
A maior árvore de Páscoa do Mundo é uma das atrações

A programação da Osterfest tem opções para toda a família. Mas uma delas vai chamar a atenção de gente de qualquer idade. É a Osterbaum, árvore de Páscoa feita com galhos secos e casquinhas coloridas. Pomerode terá a maior já vista no mundo com 80 mil ovos. “Patrocinada pela Prefeitura, AVIP, Kyly, Link e Nugali, a Osterbaum mobilizou toda a comunidade. Os moradores estiveram presentes desde a produção das casquinhas até na ornamentação e na montagem também. O resultado poderá ser admirado durante toda a Osterfest”, conta a assessora da AVIP, Rejane Koch Goede. A programação tem muito mais. Anote aí e participe:


- Osterbaumplatz: Fica em frente ao Teatro Municipal. Composta por árvores montadas por empresários, instituições e pelas casquinhas que as crianças pintarão na oficina de pintura durante o evento.
- Ostermakt: A feira de artesanato uniu mais de 20 profissionais. Moradores e visitantes poderão conferir e levar lembranças feitas especialmente para o período de Páscoa. De quinta a domingo, das 10h às 18h.
- Oficina de pintura de casquinhas: Gratuita e aberta de quinta a domingo. Os interessados em contribuir com a doação de casquinhas naturais tem até o dia 27 de março. A entrega deve ser feita no Centro Cultural, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. A cada duas dúzias de casquinhas doadas, a pessoa recebe um vale infantil para a Vila Encantada ou um ovo Nugali de 35 gramas.
- Concurso “Minha Osterbaum”: As pessoas que tiverem uma Osterbaum em casa podem tirar uma foto e postar na fanpage da Associação Visite Pomerode (AVIP) no Facebook. São duas categorias: uma para moradores de Pomerode e outra para quem mora em outros lugares do Brasil. As mais curtidas ganharão cestas surpresas.
- Oficinas infantis: A Círculo promove encontros nos sábados e domingos, para ensinar a produzir panos de copa e sacolas de Páscoa. Também nos fins de semana, a Vila Encantada, Nugali, Torten Paradies, Porcelana Schmidt, Behling e Karsten doaram materiais para as várias oficinas como de bolachas decoradas, cupcakes, pratos, coelhos de madeira e dobradura de toalhas, as de pintura em casquinhas, mini-osterbaum e brincadeiras como a casinha do porquinho da Índia. Das 10h30min até 17h. O valor de inscrição para as oficinas, com exceção da pintura em casquinhas, varia de R$ 5 a R$ 20.
- Oficina para adultos: Com o apoio da Círculo, nas sextas-feiras, das 16h até 18h, as aulas são de decoração de Páscoa (crochê e patch).
- Mini fazenda: Na Pousada Mundo Antigo estará mais uma tradição dos colonizadores germânicos. Os bichos são pintados com tintas especiais, especialmente para a Páscoa. Neste mesmo local, as crianças terão um espaço para fotos com os coelhinhos. Os carros de mola também estarão com seus cavalos pintados em frente à Vila Encantada.
- Apresentações culturais e artísticas típicas: Sempre aos sábados, a partir das 16h, com grupos folclóricos, corais, bandas e balet. É importante destacar que a programação das apresentações pode sofrer alterações e será divulgada sempre no início da semana nas redes sociais da AVIP.
- Passeio Ciclístico: Será no dia 14 de março, com largada marcada para 9h em frente ao Centro Cultural. Com o apoio do Desafio dos Rochas, serão quatro quilômetros de percurso a serem vencidos pelas bicicletas decoradas. Serão premiados o participante mais idoso, o mais jovem e a bicicleta mais decorada.
- Caminhada de caça aos ovos: No dia 28 de março, a partir das 9h. A mini-maratona que vai unir pais e filhos terá largada na Praça Jorge Lacerda e chegada no Centro Cultural, onde estarão os ninhos e surpresas para os pequenos.
- Ponte decorada: aos cuidados da Círculo, a designer Marie Castro, de São Paulo, fez intervenções na ponte de entrada de Pomerode. Serão intervenções em crochê colorido e a intenção é que essa ponte revestida fique de presente para a comunidade. Mais um ponto imperdível para ser visitado por moradores e turistas.
Fonte: Oficina das Palavras

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Ricardo e Fabiana
Parabéns por esta bela postagem já falando em outra ocasião tão esperada por todos nós. a Páscoa que já bate as nossas portas.
Parabéns a todos e principalmente aos pomeranos.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história