quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Pomerode se prepara para receber 8ª Osterfest



Páscoa mais alemã do Brasil resgata tradições germânicas e conta com a maior árvore de casquinhas do mundo
POMERODE (SC) – Em uma das cidades do Vale do Itajaí a tradição germânica já está presente na casa dos moradores o ano inteiro. Agora a comunidade se prepara para receber a festividade mais doce do ano, inspirada nos ingredientes que os antepassados deixaram da cultura alemã.  Os preparativos estão a todo vapor para o início da Osterfest, que será realizada de 25 de fevereiro a 27 de março, sempre de quinta-feira a domingo, no Centro Cultural de Pomerode.
A 8ª edição da Osterfest prioriza a interação das famílias com a preservação da Páscoa. Um dos momentos mais esperados é a Serenata de Páscoa – Stüppen. Músicos passarão pelas casas da comunidade na madrugada do dia 27 de março para anunciar as boas novas do Cristo ressurreto, e gentilmente serão convidados a celebrar a mesa farta. A programação conta ainda  com oficinas de pinturas de casquinhas de ovos e cestinhas, Oficina da Osterbaum, trenzinho, brinquedos infantis, contação de histórias, Casa do Coelho, apresentações culturais e de grupos folclóricos, artesanato e produtos locais, casa do café colonial, passeio com carros de mola e com bicicletas decoradas.
Maior árvore de Páscoa do mundo
Mais uma vez o evento terá a maior árvore de casquinhas artificiais do mundo, com cerca de 120 mil unidades. A Osterbaum ficará na área externa do Centro Cultural. Mais de 50 pessoas estão envolvidas na montagem da estrutura. A organização está mobilizada ainda com outra árvore, inédita e comum na Alemanha. Será montada outra Osterbaum, com cerca de 10 mil casquinhas de ovos naturais, que poderá ser visitada em uma área nova e coberta. O público poderá aumentar a decoração, personalizando uma casca e depois pendurando-a nos galhos.
A comunidade também pode participar com a doação das casquinhas. Cada duas dúzias entregues podem ser trocadas por um ovo de 35g da Nugali Chocolates ou por um ingresso infantil da Vila Encantada. As cascas podem ser levadas até o Centro Cultural até o dia 24 deste mês. A intenção é chegar ao fim da festa com 20 mil ovos.
Mais atrações para todas as idades
A Escola de Tornearia, a  Drechslerschule, está fazendo um Jardim de Páscoa, o Ostergarten. Em uma mesa de 2mX2m, o visitante irá encontrar coelhos torneados em madeira em diferentes cenas. Já na Casa do Coelho, as crianças poderão escrever em cartões postais e enviar a lembrança para pais, amigos ou conhecidos. “O envio será gratuito e a ideia é manter a tradição. Nós queremos que os pequenos tenham esse contato com algo que era feito pelas gerações anteriores”, explica o presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Deoclides Crispim Correa Filho.
Na Ostermarkt, a Feira de Artesanato, estarão expostos produtos feitos por artesãos locais. “Esta feira é a única deste porte em todo o país. Os visitantes vão encontrar artigos de decoração, coelhos e outros objetos feitos em madeira, doces artesanais e também poderão participar das oficinas de arte”, reforça Deoclides.
Este ano haverá a primeira Ostern-Fahrradfahrt, a bicicleta de Páscoacom Passeio Ciclístico de 5 km e Pedal Free Force de 50 km. Ambos serão realizados no dia 20de março.  O pedal tem saída marcada para as 8h30min, com tempo estimado de três horas de duração, com várias subidas em estradas de terra e belezas naturais, pela rota enxaimel. Já o passeio com bicicletas decoradas sairá às 9h30min da Praça Jorge Lacerda e dará uma paradinha para recarregar as energias na Osterbaum.
8ª Osterfest é realizada pela Avip, Fundação Cultural e tem o apoio da Prefeitura, Secretaria de Turismo e Comtur.
Serviço:
O quê: 8ª Osterfest
Quando: 25 de fevereiro a 27 de março. Sempre de quinta-feira a domingo.
Onde: Centro Cultural – Rua Hermann Weegem, 111, Centro, Pomerode.
Horários: De quinta a domingo, das 10h às 19h. A área externa de visitação é gratuita e terá horários diferenciados aos finais de semana: sábado até às 21h e domingo até às 20h.
Ingressos: Praça da Páscoa (Osterplatz)  R$ 5 e funcionará aos sábados e domingos das 10h às 19h.

Fonte: Oficina das palavras

Nenhum comentário: