segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Ein Prosit: veja onde celebrar a Oktoberfest





Festa cervejeira alemã ocorre entre setembro e outubro com muito chope e animação



Quando se fala em festas cervejeiras não tem como não pensar em Oktoberfest. Nascida na região da Baviera, na Alemanha, tem sua mais conhecida celebração na cidade de Munique. Originalmente ela era bem diferente e surgiu como parte da celebração do casamento do rei Ludwig I, mas se tornou anual devido ao grande sucesso.

Só que em 1810 a primeira edição da festa não teve nada a ver com a cerveja. Na verdade, foi uma corrida de cavalos que agradou tanto a população que se tornou anual. Com o passar do tempo, a gelada entrou na história e hoje a Oktoberfest de Munique é a mais importante do mundo. Outra curiosidade sobre a celebração alemã é que ela começa em setembro e termina no início de outubro.

Festival Cultural abordou festa de forma diferente

Em 2015, o Festival Cultural da Cerveja levou para Campinas uma releitura das festas de cerveja. Também realizado em outubro durante dois dias, o evento focou em apresentar ao público mais informações do universo cervejeiro. Além de música, diversão e boa cerveja, foram realizadas palestras, cursos e bate-papos com especialistas desde assuntos como harmonização e degustação de cerveja até sobre os benefícios de seus ingredientes para a saúde.
 
Munique – A mais importante Oktoberfest do mundo é a de Munique, na Alemanha. Em 2016, a festa completa 183 anos e ocorre entre 17 de setembro e 3 de outubro. Durante o evento são vendidas cervejas feitas especialmente para a data, de apenas seis cervejarias da cidade.

Blumenau – A mais famosa Oktoberfest do Brasil ocorre na cidade catarinense de Blumenau. Em 2016, a festa será de 5 a 23 de outubro, no parque Vila Germânia. A Oktober da cidade é celebrada desde 1984 e recebe cerca de 600 mil pessoas por edição, além de servir de inspiração para outras festas semelhantes no Brasil. Durante o evento, além de muita cerveja, ocorrem shows de bandas típicas, shows nacionais, concursos de chope em metro e desfiles.

Santa Cruz do Sul – Quase tão antiga é a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, que chega a sua 32ª edição em 2016. Este ano o evento será de 5 a 16 de outubro no Parque da Oktoberfest, com shows nacionais, desfiles de carros e atrações alemãs.

Igrejinha – Outra cidade gaúcha que realiza uma conhecida Oktoberfest é Igrejinha. Sua 29ª edição ocorre entre 14 e 26 de outubro. Grupos musicais, bandas típicas de música alemã e shows nacionais fazem a alegria dos visitantes com muito chope.

Itapiranga Apesar de não ser tão conhecida como as outras, a Oktoberfest de Itapiranga, em Santa Catarina, é uma das mais importantes. Ela foi a primeira festa do estilo comemorada no Brasil, em 1978. A festa começou na localidade de Linha Presidente Becker para lembrar as tradições alemãs e cresceu até se tornar uma atividade municipal. Até hoje ocorrem festividades na localidade (este ano será nos dias 24 de setembro e 23 de outubro) e no centro da cidade (7 a 9 de outubro).

Vegan Oktoberfest – Existem festas para todos os gostos, até para quem não consome produtos de origem animal, como a Vegan Oktoberfest, de Los Angeles, nos Estados Unidos. Marcada para o dia 15 de outubro neste ano, o evento reúne alimentos e cervejas típicos alemães, mas em versão para veganos, sejam nas cervejas ou nas famosas salsichas.



Fonte: Somos todos cervejeiros

Um comentário:

Adalberto Day disse...

Está chegando a hora ....
Mais uma Oktoberfest para alegrar o nosso cidadão de Blumenau, região e todo Brasil. E estaremos de braços abertos para receber turistas de todos os cantos do mundo.
Parabéns pela postagem
Baitabraço
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.