quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Festas de outubro movimentam Santa Catarina



O estado conhecido pelo Litoral exuberante e disputado durante o Verão recebe gente de várias regiões do Brasil e do mundo também em outro período. As festas de outubro reúnem mais de dois milhões de pessoas, segundo dados da Santur. Além da tradição alemã, os eventos resgatam a cultura de imigrantes italianos, portugueses, açorianos, austríacos e de outras etnias. O principal deles, a Oktoberfest de Blumenau, recebe mais de meio milhão de pessoas a cada edição. A rede Hotel 10, que possui três das 10 unidades em território catarinense, está otimista. “Ainda temos vagas. Esperamos 100% de ocupação em nossas unidades de Blumenau, Itajaí e Joinville”, revela o diretor da rede, Bruno Linzmeyer.

A expectativa é confirmada pelos números do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (SIHORBS). “Até o momento, a taxa de ocupação nos hotéis é de 90% aos finais de semana e 65% para os dias de semana. Até o início da festa deve ser de 100% e 85%, respectivamente”, destaca o presidente da entidade, Emil Chartouni Neto.
O setor hoteleiro já está pronto para receber os visitantes. Na Rede Hotel 10, os hóspedes já podem conferir um dos atrativos das festas, as cervejas artesanais, na hospedagem. “É uma maneira de valorizar a cultura daqui e também surpreender nossos clientes”, diz Bruno. Conheça algumas das festas de outubro de Santa Catarina:
33ª Oktoberfest Blumenau: neste ano, a Oktoberfest de Blumenau será realizada entre 5 e 23 de outubro. Muita cerveja, música, dança, folclore e gastronomia fazem a diversão dos que participam da festa. É o maior evento dentre os que fazem parte das festas de outubro de Santa Catarina. Depois da Oktoberfest de Munique, na Alemanha, a versão brasileira do evento é a maior do mundo.
38ª Oktoberfest Itapiranga: realizada entre os dias 24 de setembro a 23 de outubro na comunidade de Linha Becker, no município de Itapiranga, local onde a festa teve origem. Entre os dias 7 e 9 de outubro, a festa será no Centro da cidade. Muitos litros de chope, comidas típicas e apresentações culturais alemãs atraem visitantes para a primeira Oktoberfest realizada no Brasil.


31ª Fenarreco: a Festa Nacional do Marreco é realizada na cidade de Brusque. Dentre as atrações do evento estão apresentações musicais, desfiles folclóricos, comidas típicas e até um parque de diversão. O evento acontecerá de 6 a 16 de outubro.
83ª Tirolerfest: de 11 a 16 de outubro, em Treze Tílias, cidade do Meio Oeste de Santa Catarina. Durante o evento, tradições do povo austríaco são revividas por meio da dança, da música, da comida típica e dos grupos de folclore.
4º Festival do Camarão: de 13 a 16 de outubro, na cidade de Porto Belo. A proposta é celebrar a cultura portuguesa, que também teve forte influência nos estados do Sul do Brasil. A festa conta com gastronomia típica açoriana e muitos frutos do mar, com destaque para o camarão.
Fonte: Oficina das palavras 

Nenhum comentário: