segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Pesquisa aponta que público aprovou a 33ª Oktoberfest


Foto: Oktoberfest Blumenau / Divulgação


Nos últimos anos a organização da Oktoberfest tem se esforçado para reposicionar a festa, focando na valorização da cultura germânica, por meio dos desfiles e das músicas, na qualidade da gastronomia e das bebidas e no conforto dos visitantes. Tais ações vêm desencadeando na mudança de público e comportamento, que podem ser constatadas por meio da pesquisa de satisfação realizada pela empresa Asknew, a pedido do Parque Vila Germânica.

Foram entrevistadas 760 pessoas durante os 19 dias de Oktoberfest, em horários diferentes. Pelo relatório, foi observada a presença de mais turistas na festa, já que 22% dos entrevistados são visitantes de outras cidades de Santa Catarina e 32% de outros Estados. Em 2015 esses índices eram menores: 16% e 26%, respectivamente. O aumento no número de turistas em 2016 reflete no incremento da rede hoteleira, que esteve cheia durante o período da festa.

Foto: Eraldo Schnaider


Perfil 

Em relação a faixa de idade, 81% do público da festa se dividem quase igualmente entre os 18 e os 39 anos (em 2015, 52% tinham idade entre 18 e 25 anos. Este ano são 25% entre 18 e 24 anos). Há menos solteiros em 2016. Nesta edição foram 61% do público em comparação aos 80% do ano passado. 

A faixa de público pertencente às classes socioeconômicas AB aumentou de 36% em 2015, para 47% neste ano, bem como a escolaridade. Somado o grupo de pessoas com curso superior completo aos pós-graduados, tem-se 60% do público. Em 2015 eram 41% nesta faixa. Mesmo com a mudança nessa faixa, os visitantes não deixaram de prestigiar os dias e horários de gratuidade. Contando a abertura, encerramento, as segundas-feiras e os horários sem cobrança de ingressos, 42% do público total entraram na Vila Germânica sem precisar pagar entrada. Sem falar na meia-entrada. Um total de 24% entrou na festa por meio deste direito, conforme aparece abaixo.

- Gratuidade (abertura, segundas-feiras e encerramento) - 42%.
- Meia-Entrada (conforme Leis Federais 12.933 e 10.741 e Leis Estaduais 12.570 e 14.132) - 24%.
- Inteiras - 34%. 

Além disso, em 2016 mais pessoas prestigiaram a festa no dias de semana, quando o preço do ingresso era R$ 10. No total, 132.372 pessoas estiveram na Vila Germânica neste período, enquanto que no ano passado esse número foi 125.077. 

Foto: Oktoberfest Blumenau / Divulgação


Estrutura de qualidade

Dos itens de atributos de organização da festa que foram questionados, a “Estrutura Geral da Vila Germânica” foi o melhor avaliado, seguido da “Limpeza”. Com relação aos espaços, o Eisenbahn Biergarten foi o setor preferido pelos visitantes, assim como em 2015. 
A “Qualidade das Bebidas”, seguido da “Variedade das Bebidas” oferecidas na 33ª Oktoberfest também foram os itens melhor avaliados, assim como em 2015, seguidos de “Gastronomia” e “Comércio Local”. A segurança também merece destaque: 45% dos entrevistados consideraram esse quesito como ótimo.

Preços

Com relação aos preços de ingressos, comida e gastronomia, a maioria de visitantes considerou os preços praticados justos. Quando questionados sobre os preços em geral, 50% dos entrevistados avaliaram positivamente esse quesito, 6% a mais que em 2015. As bebidas pularam de 47% para 52% dos votos para preços "Justos".  "A Gastronomia teve uma melhora ainda mais significativa: em 2015, a maioria, 36%, elegeu os preços "Caros" e este ano 41% dos entrevistados  registrou os preços de Alimentação como "Justos", informou Janine Kuroski, diretora da empresa Asknew.

Foto: Oktoberfest Blumenau / Divulgação


Avaliação Geral

Em 2016, 97% dos entrevistados avaliaram a festa positivamente, sendo que 64% disseram que a festa estava ótima. Ano passado esse índice era de 55%. "A pesquisa realizada durante a Oktoberfest é um ótimo resultado para a organização, que busca proporcionar uma festa de qualidade para blumenauenses e turistas", destaca o presidente da Vila Germânica e secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.

Este ano a empresa e a organização inseriram uma nova questão. Foi perguntado aos visitantes qual fator é determinante para prestigiar a Oktoberfest. 85% elegeram como Muito Importante a “Estrutura da Festa” seguido da “Bebida”, considerado quesito Muito Importante para 82% dos visitantes. A “Gastronomia” segue logo atrás como item Muito Importante para 68% do público.

Foto: Michele Lamin


Assessor de Comunicação: Felipe Rodrigues (3381-7797/9618-1267)

Nenhum comentário:

TESTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...