domingo, 8 de janeiro de 2017

CINEMA: Moana, um mar de aventuras



- Olá! Eu sou Moana de Motunui, e você vai embarcar comigo no meu barco para navegarmos em um mar de aventuras! Preparado?

Caro viajante dos mares: você conhece aquela história clássica da Disney, da bela Princesa indefesa, que luta contra preconceitos e procura seu príncipe, para enfrentar mil desafios e no final se casarem e viverem felizes para sempre? Pois bem. São histórias de outros tempos. Após a heroína Merida de Valente, a Disney rompe novamente os padrões tradicionais para apresentar sua nova animação: Moana, um mar de aventuras.

Conectada com as novas tendências, Moana traz a figura da princesa guerreira da Polinésia, que vive com o Povo Maori na Nova Zelândia. Uma adolescente que nasceu para ser líder de seu povo, e ganhou a missão de seguir a liderança de seu pai e permanecer em sua ilha como governanta. Ali em seu pequeno paraíso, a jovem Moana e seus pais compartilhavam a alegria de viver em uma ilha perfeita, rodeada pelo mar, em uma relação de amor pelo oceano e respeito à natureza.



Mas a princesa guerreira também tem amigos, seus animais de estimação: o fofo porquinho Pua e o atrapalhado Galo HeiHei, que a segue durante todo o filme causando momentos hilários e arrancando risos da plateia.

Mas, de acordo com as lendas maoris, o mundo reservaria para Moana algo muito maior: quando o Semideus Maui rouba o coração da deusa Te Fiti, Moana é escolhida pelo próprio Oceano para encontrar Maui e devolver o coração de Te Fiti, restaurando o equilíbrio do mundo.
  
Em meio a um mar de aventuras e desafios, Moana canta suas belas canções, em português e também na língua local. Um fato interessante é que, para equilibrar a questão musical e aventureira do filme, o semideus Maui aparece dando ênfase na comédia e aventura.
(Na versão brasileira, Moana é dublada pela jovem Any Gabrielly, que fez um magnífico trabalho cantando as canções da protagonista.)
  
Um filme para agradar crianças e adultos de todas as idades, que se utiliza de modernas técnicas de animação em 2D e 3D, que vai muito além dos hiper-realistas cenários e belos personagens. Moana, acima de tudo, traz uma mensagem de amor a natureza e respeito ao oceano. Uma obra prima da Disney.



P.s. Ah, antes do filme Moana, aprecie a exibição do excelente Curta Trabalho Interno, dirigido por um Brasileiro, pré-indicado ao Oscar!


#amigosdoadorocinema

Um comentário:

Unknown disse...

Moana: Um Mar de Aventuras, novo trabalho de Clements e Musker, faz parte de outro renascimento, do estúdio e dos seus diretores. Amei a participação Dwayne Jhonson no filme. Lembro dos seus papeis iniciais, nos filmes de comedia e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Também desfrutei muito sua atuação neste filme Jumanji Bemvindo A Selva cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.