segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

35ª Festa Pomerana 2018



Entre os dias 10 e 21 de janeiro visitantes viverão um resgate da cultura e tradição germânica
A festa alemã mais tradicional do país promete movimentar o alto verão catarinense. A mais antiga dentre as festas germânicas do Vale Europeu, a Festa Pomerana é uma verdadeira experiência cultural, celebrando o legado dos colonizadores através da gastronomia, da música, da dança e das competições típicas. A 35ª edição da festa será realizada entre os dias 10 e 21 de janeiro, no Parque de Eventos de Pomerode, com atrações para toda a família. “Nossa expectativa é receber mais de 80 mil pessoas de todos os cantos do país e até de outros países. A comunicação dentro da festa é trilíngue, em português, alemão e inglês, e tudo é preparado para receber bem os visitantes”, revela a diretora executiva da Fundação Cultural de Pomerode, Ivone Lemke.
A programação iniciará na quarta-feira (10/1) a partir das 19h, com desfile típico pelas ruas da cidade. A atração, que reúne grupos e alegorias, começa na Rua 15 de Novembro, nas imediações da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, e segue até o local da festa. A abertura oficial, com presença de autoridades, acontecerá no pavilhão principal, às 20h.
A edição que celebrará 35 anos de festejos será marcada por grandes atrações musicais. Em destaque, os palcos receberão pela primeira vez a banda alemã Musikkapelle Chieming, originária da Baviera. O grupo, famoso na Oktoberfest de Munique, é essencialmente composto por instrumentos de sopro, sendo especialista em marchas e canções tradicionais da Alemanha.
Outra grande novidade na programação é o 1º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige. A atração é curiosa, já que segundo a tradição, o instrumento de percussão, conhecido também como violino do diabo, deve ser fabricado pelo próprio instrumentista. O som é emitido por um serrote. Esse inusitado instrumento foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães e a expectativa é que 20 tocadores de Teufelsgeige se reúnam no domingo, 14 de janeiro, a partir das 13h.
As competições típicas também se mantêm como diferenciais da Festa Pomerana. Seguem o princípio das atividades praticadas pelos imigrantes em seu trabalho diário, que hoje são entretenimento e lazer. Entre elas, estão as brincadeiras de serrador e lenhador, a corrida com o carrinho de mão, o cabo de guerra e a disputa entre comedores de salsicha “Alles Wurst” (É tudo Linguiça), além dos tradicionais chope em metro e tiro ao alvo. Todas alegram os dias e as noites do evento e atraem curiosos e competidores.


gastronomia é sempre um dos pontos altos do evento. Ao todo, são 16 pontos de alimentação espalhados pelos pavilhões, entre restaurantes e boxes. Os pratos são preparados para agradar a todos os paladares, incluindo os tradicionais eisbein, spätzle, wursts, cucas e strudel, além de opções sem glúten, sem lactose e vegetarianas. Quanto à bebida, o chope artesanal é imprescindível. Valorizando as produções regionais, estarão presentes as variedades das cervejarias Schornstein (Pomerode), Bierland (Blumenau), Opa Bier (Joinville) e Borck (Timbó).
A 35ª Festa Pomerana é uma realização da Fundação Cultural de Pomerode e Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Pomerode, Associação Visite Pomerode (AVIP) e Associação Comercial e Industrial de Pomerode (ACIP). Conta com patrocínio de Olho Embutidos, Caixa Econômica Federal, Calesita Brinquedos, Nugali Chocolates e Fakini Malhas.
Serviço:
O quê: 35ª Festa Pomerana
Onde: Parque Municipal de Eventos de Pomerode
Quando: 10 a 21 de janeiro
Ingressos: Domingo a sexta-feira, R$ 10. Sábados, R$ 25. Entrada gratuita dias 10, 15, 16 e diariamente para crianças até 12 anos e visitantes em traje típico completo. No último dia de festa (21/1), o acesso é gratuito após às 17h. Meio ingresso para pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores.
Programação 35ª Festa Pomerana
Horários da festa:
Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras: a partir das 18h.
Terças, sábados e domingos: a partir das 10h.
Desfiles típicos:
10/1, às 19h: desfile de abertura da Festa
Demais desfiles sempre às quintas e sextas-feiras às 19h, sábados às 18h e domingos às 9h30. 
Fotos: Daniel Zimmermann/Festa Pomerana

2 comentários:

Adalberto Day disse...

Parabéns amigos por sempre divulgar nossas coisas importantes de Blumenau e região.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

Ricardo Brandes disse...

Olá Adalberto! Agradecemos sua visita e seus comentários! Ein Prosit!
OktoberBlog Blumenau : )