terça-feira, 23 de março de 2010

NINO, O MENINO DO MORRO - LANÇAMENTO




“Nino, o menino do morro” será lançado em Blumenau
Obra poética promete conquistar crianças e adultos com enredo comovente



No próximo dia 24 de março, a partir das 19h, será lançado na Livrarias Catarinense em Blumenau o livro Nino, o menino do morro, do autor blumenauense Ricardo Brandes. A publicação traz em doze páginas a história de um menino órfão, sonhador e morador de um local considerado de risco. Apesar da semelhança do enredo com a história das vítimas da tragédia ocorrida em Blumenau, em novembro de 2008, o livro começou a ser escrito num período anterior à catástrofe.

“Este livro tinha por objetivo contar a história dos moradores do Morro da Saudade, uma área de risco com ocupação irregular. Quando minha cidade passou pela grande catástrofe natural em 2008, a história ganhou ainda mais força: os morros e áreas de risco tornaram-se o foco das atenções, e suas famílias passaram por grandes dificuldades sociais, como na história do menino Nino”, afirma o autor.

A história de Nino, uma criança que sonha com coisas simples como um lar e uma família, é narrada por meio de quadras poéticas rimadas que contam de maneira envolvente o dia-a-dia das comunidades carentes.

A publicação bilíngue, que visa apresentar ao leitor infanto/juvenil a realidade das crianças moradoras em áreas de risco, mostra os grandes problemas enfrentados pelos moradores das periferias das grandes cidades brasileiras, usando a poesia como elo entre o ambiente ficcional e a realidade.

As surpresas que a vida reservou para pequeno Nino e a forma como o menino enfrentou todas as adversidades encontradas no decorrer da história, fazem de Nino, o menino do morro um livro que nos leva a refletir sobre os valores familiares e os problemas da sociedade moderna.


Sobre o autor

Ricardo Brandes é empresário e escritor, formado em Letras e natural de Blumenau/SC. Membro da SEB – Sociedade Escritores de Blumenau, participou de diversos concursos literários nacionais e internacionais, com destaque para o terceiro lugar no Concurso Alexandre Pushkin (Voz da Rússia) e o primeiro lugar no II Concurso Literário SEB, no qual foi vencedor com a crônica “Oscar da Poesia Brasileira”.

Inspirado nas obras literárias de ícones como Machado de Assis, Júlio Verne, Olavo Bilac e Cecília Meireles, Ricardo Brandes se solidificou como um dos grandes autores do sul do país devido a trabalhos reconhecidos pela crítica como o livro “Histórias de Oktober: Bem-vindos a Blumenau!”.

O autor, juntamente com Fabiana Lange, participa atualmente do projeto “Literatura Interativa”, onde escreve poesias, contos e crônicas semanais.


Sobre o evento

“Nino, o menino do morro” (Ed. Nova Letra; 12 pág. R$ 10,00) será lançado no próximo dia 24, a partir das 19h, na Livrarias Catarinense no Shopping Neumarkt, Av. Sete de Setembro, nº 1213, piso térreo, em Blumenau. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (47) 3144.9100 ou no blog do autor
www.blogdaoktober.blogspot.com.

Fonte: Assessoria de imprensa / Livrarias Catarinense

Nenhum comentário: