terça-feira, 12 de abril de 2011

Osterfest Pomerode



Turistas e moradores revivem tradições de Páscoa no segundo fim de semana da Osterfest

Mais de 1,5 mil pessoas estiveram na cidade mais germânica do país no último fim de semana para compartilhar das tradições de Páscoa trazidas pelos colonizadores e passadas de geração em geração até os dias de hoje. A história do município pode ser presenciada durante as festividades por meio de oficinas de artesanato com aulas de Fensterbilder (quadrinhos vazados de madeira com desenhos), pintura de casquinhas de ovos, decoração de bolachas e criação de Osterbaum (árvores de Páscoa). Dança, música, gastronomia tradicional, café com bolos típicos e recreação infantil também animam os moradores e turistas vindos de todo o estado catarinense e de outras partes do Brasil.

No sábado, a festa foi estendida para o Teatro Municipal de Pomerode onde compareceram 270 pessoas para reviverem a cultura alemã com a apresentação do grupo de teatro STAR e a peça “A Pácoa da família Zilz”. Durante a encenação a platéia pode conhecer ainda mais da cultura local, já que o espetáculo representou as mais típicas características herdadas pelos moradores para os festejos da celebração cristã. Entre elas o Stüppen - serenata que ocorria à meia-noite do sábado de Aleluia e que acordava a comunidade para a celebração da ressurreição; as Osterbaum - árvores de galhos secos simbolizando a tristeza do sepulcro de Cristo, mas decoradas com ovos coloridos relembrando a alegria da sua volta à vida e a Osterwasser - a água pascal, considerada sagrada e que era retirada das fontes antes do nascer do sol no domingo de Páscoa.

Quem ainda não teve a oportunidade de aproveitar a festa, pode ainda participar nos fins de semana e feriados até o dia 23 de abril. A Osterfest ocorre no Centro Cultural de Pomerode, das 10h ás 18h, e tem entrada gratuita.

As atrações da Osterfest

- Feira de Artesanato
- Pintura em casquinhas de ovos
- Oficina de artesanato: Fensterbilder (quadrinhos de janelas), casquinhas de ovos, bolachas decoradas, Osterbaum (árvores de Páscoa)
- Apresentações de danças folclóricas, músicas e teatros
- Recreação Infantil e contação de histórias
- Gastronomia típica dessa época do ano
- Jardim do Coelho

3ª Osterfest - Festa de Páscoa em Pomerode

Continua dias 16, 17, 21, 22 e 23 de abril
Centro Cultural de Pomerode
Rua Hermann Weege, 111, Centro

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá amigos
O blog está mto legal.Abç pra
vcs.