sexta-feira, 23 de março de 2012

Dois Cavalheiros de Verona



Mais um projeto do Fundo Municipal de Apoio à Cultura entra em cena neste sábado e domingo, 24 e 25. Trata-se de uma montagem bastante original do clássico de William Shakespeare Dois Cavalheiros de Verona, voltada para o público infantojuvenil. A encenação será às 16 horas, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau. Entrada gratuita.

O espetáculo é dirigido pela experiente diretora carioca Nadege Jardim, que em parceria com O Grito Cia de Teatro, reuniu um conjunto de talento para incrementar sua pesquisa de linguagem, em destaque a premiadíssima Cica Modesto na criação do cenário, maquiagem e figurino. Utilizando guarda-chuvas que se transformam em diversos objetos, máscaras da Commedia dell’arte e sonoplastia executada ao vivo pelos atores e um músico, essa deliciosa comédia romântica promete conquistar a garotada.

Especializada em adaptar e encenar Shakespeare para crianças e jovens, a diretora Nadege Jardim já tem seu trabalho reconhecido. Em 2003 participou do Seminário Internacional de Diretores para Teatro e Juventude em Hannover – Alemanha; representando o Brasil, recebeu indicação para o Prêmio Especial pela pesquisa de linguagem e adaptação de clássicos para crianças e jovens no Prêmio Maria Clara Machado/2002 da Prefeitura do Rio de Janeiro e foi calorosamente elogiada pela inglesa Vicky Ireland, diretora do Polka Theater de Londres, que declarou que “Se Shakespeare estivesse vivo, estaria aplaudindo de pé.”

Shakespeare Livre é um projeto que leva os clássicos de William Shakespeare para crianças e jovens de todas as idades através de peças adaptadas para uma linguagem moderna, dinâmica e divertida.

Dois Cavalheiros de Verona trata da história dos desencontros de amor de dois amigos – Proteu e Valentino. Proteu é apaixonado por Júlia, com quem promete se casar. Valentino é um aventureiro em busca de emoção. Esta história de cartas marcadas poderia ter aqui o seu final, não fosse uma virada de mesa: eles acabam conhecendo, numa viagem a Milão, a bela Sílvia, por quem ambos se apaixonam. O que se revela a seguir trata da coragem de ir em busca e lutar pelo que se ama, da lealdade, do perdão e da redenção ao amor.

Direção e Adaptação: Nadege Jardim
Cenário, Figurino e Maquiagem: Cica Modesto
Máscaras: Claire Freeman
Coreografias: Dominique de Andrade
Direção Musical e Músico em Cena: Jairo Adriano
Composição da Trilha Sonora: Kátia Jorgensen
Projeto Gráfico: Rosane Kurzhals
Fotos: Adriano Geremias
Direção de Produção: Nadege Jardim
Produção Executiva: Don Ewald e Eliane Santos
Elenco: Victor Hugo de Oliveira, Douglas Davidoski, Juliana “Poly” Vendrami, Sueli Elízio e Leandro de Assis.



Assessora de Comunicação: Marilí Martendal

Nenhum comentário: