sexta-feira, 14 de junho de 2013

KulturTour em Blumenau


Em comemoração ao ano da Alemanha no Brasil, sinônimo de diversas campanhas nacionais e regionais, o Instituto Goethe está levando às comunidades de todo o País diversas oportunidades para fortalecer e expandir ainda mais as relações entre ambos os países. Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo, do Parque Vila Germânica e da Escola Barão do Rio Branco não ficou de fora, e vai receber, de 19 a 23 de junho, o Kulturtour: um caminhão composto de diversos artistas internacionais, que vai viajar por 17 cidades pelo Brasil como um Instituto Cultural. Em Blumenau, ele fica exposto no setor 3 da Vila Germânica.

O caminhão vai percorrer todo o Brasil durante os anos de 2013 e 2014. Ele saiu no dia 13 de maio do Teatro Municipal de São Paulo, e dia 04 de junho, chegou a Florianópolis, primeira cidade que recebe o Projeto. Durante os cinco dias de "estadia", ele leva eventos musicais, performances de teatro e workshops destinados à comunidade. Além disso, o caminhão oferece uma Biblioteca, Pontos de Informação e um grande palco para espetáculos e até DJs alemães e brasileiros.

Atrações para toda a comunidade

Uma grande atração da Kulturtour é o programa cinema ao ar livre durante quatro noites em cada cidade. O palco do caminhão da Kulturtourse transforma em uma tela de oito metros, onde filmes alemães com legendas em português que retratam a imagem de uma Alemanha moderna e atual serão exibidos. No caminhão da Kulturtour também há um lounge de leitura que tem um acervo de cerca de 1000 livros. Nesse lounge, várias atividades criativas serão mediadas por duas contadoras de história, que ainda vão narrar contos para as crianças e famílias no palco do caminhão.

Um workshop de um dia de duração, com o tema incentivo à leitura, será disponibilizado aos bibliotecários, educadores e professores, que serão capacitados nas técnicas e métodos da mediação criativa da leitura. Outra atração muito interessante será a "Alemanha na Mala", que pretende propagar a língua alemã. A atração se trata de uma cabine interativa, com painéis digitais, elementos rotativos e gavetas, que prometem despertar muito interesse. Através dela, será possível criar diversas versões do idioma.

Além disso, quatro artistas das áreas de teatro e dança, da Alemanha e do Brasil, criarão junto aos adolescentes brasileiros uma aproximação com a língua alemã. Baseado na estrutura do alfabeto se elabora um repertório coreográfico e musical, que permite um passeio divertido pelos mistérios do idioma estrangeiro. Numa performance final, ao ar livre e ao redor do caminhão, os jovens apresentam os conhecimentos ao público da cidade. Na noite de sábado, dia 22, um DJ alemão e outro local vão promover uma festa de despedida.

Roteiro

A próxima cidade a receber o projeto será Três de Maio, no Rio Grande do Sul. A Kulturtour fica na Prefeitura Municipal da cidade de 11 a 16 de junho. Depois de Blumenau, onde chega na manhã do dia 18, o caminhão segue para a cidade de Londrina, no Paraná. Lá, as atividades acontecem entre 25 e 30 de junho. A última cidade do Brasil já agendada para receber o Projeto é Belém, com data entre 26 de fevereiro e 02 de março de 2014.


Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri

Nenhum comentário: